• Matéria: Filosofia
  • Autor: keviinsiilvaa
  • Perguntado 5 anos atrás

Uem 2013) Assinale o que for correto.
· 01) Como há uma separação clara entre o que é verdadeiro, portanto campo do juízo científico, e do que é belo, campo do juízo estético, poucos filósofos se dedicaram à investigação do juízo do gosto.
· 02) Walter Benjamin ponderava, em uma visão otimista da sociedade industrial, que a reprodução técnica da obra de arte – em livros, nas artes gráficas, na fotografia, no rádio e no cinema – propiciaria um movimento de democratização da cultura e das artes.
· 04) Kant, ao investigar os problemas da subjetividade do juízo do gosto, considerava a beleza como uma categoria universal da razão e, a partir da discussão sobre a beleza, propunha ser possível atingir um juízo estético possível de ser compartilhado por todos.
· 08) Os iluministas consideravam que era na contemplação desinteressada da obra que se dava o sentimento estético, porém tal contemplação dependia do refinamento da sensibilidade, que deveria ser alcançado pela educação.
· 16) A arte midiática, que atinge um número muito maior de indivíduos, proporciona uma maior concordância de opiniões no que se refere ao juízo do gosto. Tal fato prova que a arte de massa é mais verdadeira do que as manifestações individualizadas, que propiciam juízos de valor muito mais particulares. ​

Respostas

respondido por: juju895344
7

Resposta:

01) INCORRETA. Muitos filósofos se dedicaram

a estudar o juízo de gosto, entre eles

Rousseau, Leibniz, Hume, Hegel, Baudelaire

e, principalmente, Kant.

02) CORRETA.

04) CORRETA.

08) CORRETA.

16) INCORRETA. A arte de massa não é

mais verdadeira do que as manifestações

individualizadas.

Perguntas similares