Fundamentado no livro de Zigmunt Bauman: Modernidade Líquida, assinale as questões corretas expostas, nesse tema os excertos foram extraídos do prefácio.
a). ( ) “O fato de que a estrutura sistêmica seja remota e inalcançável, aliado ao estado fluido e não-estruturado do cenário imediato da política-vida, muda aquela condição de um modo radical e requer que repensemos os velhos conceitos que costumavam cercar suas narrativas. Como zumbis, esses conceitos são hoje mortos-vivos. A questão prática consiste em saber se sua ressurreição, ainda que em nova forma ou encarnação, é possível; ou - se não for - como fazer com que eles tenham um enterro decente e eficaz. ”
b). ( ) “Este livro se dedica a essa questão. Foram selecionados para exame cinco dos conceitos básicos em torno dos quais as narrativas ortodoxas da condição humana tendem a se desenvolver: a emancipação, a individualidade, o tempo/espaço, o trabalho e a comunidade. Transformações sucessivas de seus significados e aplicações práticas são exploradas (ainda que de maneira muito fragmentária e preliminar) com a esperança de salvar os bebês do banho desta torrente de água poluída. ”
c) ( ) “A modernidade significa muitas coisas, e sua chegada e avanço podem ser aferidos utilizando-se muitos marcadores diferentes. Uma característica da vida moderna e de seu moderno entorno se impõe, no entanto, talvez como a "diferença que faz a diferença"; como o atributo crucial que todas as demais características seguem. Esse atributo é a relação cambiante entre espaço e tempo”.
d) ( ) “A modernidade começa quando o espaço e o tempo são separados da prática da vida e entre si, e assim podem ser teorizados como categorias distintas e mutuamente independentes da estratégia e da ação; quando deixam de ser, como eram ao longo dos séculos pré-modernos, aspectos entrelaçados e dificilmente distinguíveis da experiência vivida, presos numa estável e aparentemente invulnerável correspondência biunívoca. Na modernidade, o tempo tem história, tem história por causa de sua "capacidade de carga' perpetuamente em expansão - o alongamento dos trechos do espaço que unidades de tempo permitem ‘passar,' ‘atravessar', ‘cobrir’ - ou conquistar. O tempo adquire história uma vez que a velocidade do movimento através do espaço (diferentemente do espaço eminentemente inflexível, que não pode ser esticado e que não encolhe) se torna uma questão do engenho, da imaginação e da capacidade humanas”.
E) ( ) O positivismo é uma corrente teórica inspirada no ideal de retrocesso contínuo da humanidade. O pensamento positivista postula a existência de uma marcha descontínua e regressiva e que a humanidade tende a regredir constantemente. O retrocesso, que é uma constatação histórica, deve ser sempre reforçado, de acordo com o que Zigmunt Bauman, criador do positivismo, chamou de Ciências Positivas. As Ciências Positivas teriam a sua mais forte expressão na Sociologia, ciência da qual Bauman é considerado o fundador.
Marque a sentença correta:
A) Todas as questões estão corretas. ( ).
B) Todas as questões estão erradas. ( ).
C). Apenas a questão: e). Está correta. ( ).
D). As questões: a). b). c). d). Estão corretas. ( )
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Questão D "As questões a). b). c). d). Estão corretas
Explicação:
A Alternativa E afirma que Zigmunt Bauman é o criador do positivismo mas na verdade foram os pensadores Auguste Comte e John Stuart Mill.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás