4)
“O compromisso de Bloch com a geografia era menor do que o de Fevbre, embora seu compromisso com a sociologia fosse maior. [...] Bloch, por exemplo, insistia na necessidade de o historiador regional combinar as habilidades de um arqueólogo, de um paleógrafo, de um historiador das leis, e assim por diante”.
(BURKE, Peter. A escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa da historiografia. São Paulo, Editora UNESP, 1997, pág. 27).
A citação sobre a aproximação de Marc Bloch e Lucien Fevbre com outros campos de conhecimento destaca uma característica básica não só da primeira geração dos Annales, como também de todos os historiadores vinculados a esta escola historiográfica:
Alternativas:
a)
O tradicionalismo das ideias, já que defendiam fervorosamente as ideias ligadas a Escola Metódica Francesa.
b)
A interdisciplinaridade, já que ambos estavam pensando em formas de manter comunicação com outras disciplinas.
c)
A aproximação com o materialismo histórico, única perspectiva teórica que acreditavam poder narrar a verdadeira história.
d)
A interdisciplinaridade, porém limitada a campos científicos ligados apenas à área de humanas.
e)
A valorização de uma história política, enaltecendo a pluralidade contida na narrativa dos significativos eventos do passado.
5)
Em relação aos historiadores ligados a terceira geração dos Annales Jacques Le Goff, Pierre Nora e Philippe Ariès, assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) O trabalho realizado pelo antropólogo Claude Lévi-Strauss no que diz respeito às estruturas foi essencial não só para a intelectualidade de Le Goff, como também para os Annales entre os anos de 1960 e 1970.
( ) Em seu percurso como historiador, Pierre Nora ficou marcado como o historiador da memória, e sua mais significativa contribuição foi a sua proposta de identificação e análise do que nomeou como lugares de memória.
( ) A grande contribuição de Philippe Ariès está no fato de ter definitivamente colocado em prática uma prerrogativa que vinha há tempos sendo alimentada no interior dos Annales, mas que com ele enfim materializa-se para o público: a história das mentalidades.
( ) Os três historiadores aqui citados se notabilizaram por trazer novidades teóricas importantes para o campo da história. Talvez a mais significativa das novidades esteja na releitura particular que os três realizaram em relação ao materialismo histórico, renovando a historiografia marxista.
Agora, assinale a alternativa que apresente a sequência CORRETA:
Alternativas:
a)
V – F - V - V.
b)
F – V – F – V.
c)
V – V – V – F.
d)
F – V – V – V.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
1 e
2b
3 c
4b
5c
Explicação: corrigido pelo ava
Perguntas similares
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás