O elemento explicativo do pensamento grego da Antiguidade é a Mitologia. As narrativas mitológicas permeavam tanto o dia-a-dia das cidades-estado quanto as formulações mais elaboradas realizadas pelos pensadores gregos. É o que se pode encontrar nas obras de Hesíodo e de Homero.
Considerando essas obras, complete as lacunas:
Em ____________, poema escrito por ___________ e dividido em mais de mil versos, está presente relatos das sucessivas gerações de deuses e o contato destes com os seres humanos. Compilando histórias presentes em rodas de conversa entre os gregos, o poeta ___________ escreveu os livros ____________, onde relata o acontecimento que marca o momento de união de todos os povos localizados ao sul da Península Balcânica e cercanias: a Guerra de Troia.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas:
Alternativas:
a)
Guerra de Troia - Hesíodo - Homero - Ilíada e Odisseia.
b)
Ilíada e Odisseia - Homero - Hesíodo - Teogonia
c)
Teogonia - Homero - Hesíodo - Ilíada e Odisseia.
d)
Ilíada e Odisseia - Hesíodo - Homero - Guerra de Troia
e)
Teogonia - Hesíodo - Homero - Ilíada e Odisseia.
2)
“Antes do nascimento da filosofia, os poetas tinham importância extraordinária na educação e na formação espiritual do homem grego, muito mais do que tiveram entre outros povos. O helenismo inicial buscou alimento espiritual de modo predominante nos poemas homéricos, ou seja, na “Ilíada” e na “Odisseia” (que, conforme se sabe, exerceram nos gregos influência análoga à que a Bíblia exerceu entre os hebreus, uma vez que não havia textos sagrados na Grécia), em Hesíodo e nos poetas gnômicos dos séculos VII e VI a.C. Ora, os poemas homéricos apresentam algumas peculiaridades que os diferenciam de poemas que se encontram na origem da civilização de outros povos, pois já contêm algumas das características do espírito grego que resultarão essenciais para a criação da filosofia”. (REALE, 2003, p. 6-7. Adaptado.)
O poeta grego Homero, que provavelmente viveu entre os séculos IX e VIII a. C., assim como outros poetas de seu tempo exerceram forte influência na vida dos gregos, antes mesmo do pleno desenvolvimento da filosofia. Para relatar a história que conta a guerra envolvendo gregos e persas, presente no livro “Ilíada”, por exemplo, se valeu de conversas presentes nas histórias narradas pelos próprios gregos, e que eram repassadas de uma geração para outra. Se em seus escritos deuses e seres humanos mantinham uma relação bem íntima, com Heródoto temos uma significativa mudança, já que este historiador procurou:
Alternativas:
a)
dar continuidade ao estilo de escrita poético presente em Homero, porém se distanciou da relação entre deuses e seres humanos, concentrando sua atenção na origem cosmológica das divindades gregas.
b)
se afastar da narração baseada na mitologia, muito presente nas narrativas dos poetas como Homero, e concentrou sua atenção na escrita de eventos que se desenrolaram num tempo humano.
c)
romper por completo com o método utilizado por Homero para escrever sobre história, já que privilegiava uma narrativa da verdade vivida de modo empírico, por este motivo não confiava no relato de terceiros.
d)
por um método de narrativa histórica que influenciou, séculos depois, historiadores vinculados a historiografia que se fez presente no século XIX, justamente pelo valor que Heródoto dava às fontes históricas oficiais.
e)
demonstrar, ainda na Antiguidade, a importância da interdisciplinaridade para se conhecer os eventos do passado, pressuposto que foi muito utilizado por historiadores ligados à primeira geração da Escola dos Annales.
marcoaurelio64sp:
resposta : 1 e,2b,3d,4a correstas
valeu ai o carinha que respodeu
Respostas
respondido por:
38
Resposta:
teoria da História Adg 1=e 2=b 3=d e 4=a
Explicação:
corrigida , estão todas corretas
respondido por:
12
Resposta:
1 e,2b,3d,4a
avaliação foi confirmada com sucesso
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás