• Matéria: Espanhol
  • Autor: karol114170
  • Perguntado 5 anos atrás

O modelo atômico responsável por centralizar a carga elétrica positiva dos átomos em uma porção reduzida de espaço conhecida como núcleo atômico foi proposto por?​

Respostas

respondido por: MeHelppppppp
2

Resposta: Ernest Rutherford

Explicação:

Rutherford deduziu isso após realizar o experimento das lâminas de ouro, o qual consistia em observar o comportamento dos átomos de ouro.

Ele utilizou um 'canhão de raios radioativos' (um elemento radioativo) para bombardear a lâmina de ouro, observando-se que alguns raios retornavam ao local de emissão, ou seja, REPULSÃO.

Até então, ele questionou-se o pq de apenas alguns raios, no caso os raios alfa (α), retornarem ao núcleo?

Então, como sabia-se na época, os raios alfas α eram formados, inicialmente, de prótons (+), e por isso ocorreu a repulsão (Cargas opostos se repelem).

Isso quebrou o modelo de Thompson, o qual acreditava que o átomo era uma massa com uma porção de elétrons grudadas nelas.

Rutherford então concluiu que o núcleo era pequeno (por isso só alguns raios voltaram, pois boa parte passava pela eletrosfera) e ficava ao redor da eletrosfêra, um local em que os elétrons permaneciam.

Boa sorte :)


karol114170: obrigadaa
respondido por: anaclaranogueirap
2

Resposta:

Rutherford

Explicação:

Essa centralização da carga positiva do átomo proposta por Rutherford foi sustentada pelo experimento que comprovou os "Espaços vazios" presente nos átomos,onde ao decidir raios alfas numa folha de outro,a grande maioria dos jatos a ultrapassava,enquanto poucas delas refletiam a vida.

Isso não seria possível de acordo com o modelo anterior,proposto por Thompson (modelo do pudim de passas). Se o átomo fosse uma grande massa positiva com elétrons na superfície,a folha de ouro bloquearia todos os raios alfa.

Foi aí que foi constadado que o apenas os raios que coincidiam com uma massa positiva compactada no centro do átomo que refletiam.

Espero ter ajudado

Perguntas similares