• Matéria: História
  • Autor: yasminboc8pbcuci
  • Perguntado 5 anos atrás

Preciso de ajuda , para amanhã até às 18:00

Anexos:

Respostas

respondido por: annymaru0025
2
1. a) As características comuns aos indígenas presentes em ambos os textos são de que os índios eram preguiçosos, primitivos, não tinham organização social, crenças cristãs ou qualquer avanço civilizatório.
b) O autor do texto I chega a conclusão de que os índios eram desprovidos de qualquer traço civilizatório, eram selvagens, sem organização social e desenvolvimento. No texto II, Montaigne enxerga os indígenas como habitantes de um paraíso, pois não se matavam, guerreavam ou mentiam e enganavam por causa de ouro, riquezas e poder.
2. a) O primeiro autor vê os índios como habitantes de um "inferno", pois não possuíam religião nem organização social como os europeus. O segundo, no entanto, os vê como habitantes do paraíso.
b) no texto I: "Todas estas nações de gentes [...] seguem sua gentilidade, são feras, selvagens, montanhesas e desumanas". Já no texto II: "não usam vinho nem trigo, as próprias palavras que exprimem a mentira, a traição, a dissimulação, a avareza, a inveja, a calúnia e o perdão só excepcionalmente se ouvem. [...] São homens que saem das mãos dos deuses".

yasminboc8pbcuci: muito obrigada
annymaru0025: De nada
Perguntas similares