Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor feudal e servo, membro de corporação e ofícial-artesão, em síntese, opressores e oprimidos estiveram em constante oposição uns aos outros”. (Marx e Engels, Manifesto do Partido Comunista). Qual o motor da história para essa doutrina socialismo cientifico? * a) Acumulação primitiva. b) Contrato social. c) Direitos trabalhistas. d) Luta de classes.
Respostas
Resposta:
letra D) luta de classes
Explicação:
Para Karl Marx e Friedrich Engels: "A história de todas as sociedades até o presente é a história das lutas de classes". Assim, afirmam que a história se desenvolve através do antagonismo entre duas classes sociais: exploradores e explorados; opressores e oprimidos.
Para embasar suas reflexões sobre a luta de classes, Karl Marx organizou o Estado a partir de duas camadas, a burguesia, que detém a maior parte do capital, e, o proletariado, que trabalha em prol de uma renda. Logo, a alternativa D se mostra como correta.
Como exposto no enunciado, a luta de classes afeta o proletariado que geralmente acaba estando fadado a compor a parte segregada da sociedade, o que dá vida a luta de classes, tendo o capitalismo como um vilão nesse aspecto.
Por fim, Marx entendia o Estado como uma ferramenta de organização e controle social, expressivamente utilizada para coagir o indivíduo em questões que se relacionam a fatores sociais e econômicos.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/21698536