Sem Emburrecer
Não são todos os desenhos que desrespeitam a inteligência das crianças.
Já se escreveu muita besteira sobre como os desenhos animados e as séries de televisão fazem mal para as crianças. Se isso fosse verdade, toda geração hoje na faixa dos 30 anos, que cresceu diante de aparelhos de TV, seria formada por seres limítrofes. [...] No Cartoon Network, da TV por assinatura, há vários desenhos novos, produzidos pelo próprio canal, cujo principal objetivo é entreter crianças e adolescentes, sem no entanto subestimar a inteligência deles. O melhor, e o que faz mais sucesso, chama-se O Laboratório de Dexter. Mas A Vaca e o Frango e As Meninas Superpoderosas também são ótimas surpresas.
Criado por Gendy Tartakovsky, [...] O Laboratório de Dexter tem como principal triunfo a caracterização dos personagens centrais, o casal de irmãos Dee Dee e Dexter. Ela gosta de dançar. Ele adora ciências, e esconde nos subterrâneos de seu quarto um laboratório cheio de engenhocas avançadas. Mas nenhum deles se define apenas por esses traços. Eles são como crianças de verdade, e crianças de verdade, como se sabe, não são só cândidas e inocentes. Dexter, por exemplo: sua irritação com Dee Dee, que não para de invadir seu espaço, rende momentos engraçadíssimos. [...]
Todos esses desenhos têm em comum o fato de brincar com o universo cultural das crianças dos dias de hoje. Há referências constantes, por exemplo, aos seriados japoneses, com seus monstrengos, guerreiros-robôs e super-heróis. Em outras palavras, um personagem como Dexter ajuda o espectador mirim a digerir de maneira mais esperta e bem-humorada a dieta de assuntos que a internet, a televisão e a publicidade lhe proporciona. Não se trata exatamente de fazer sátira de costumes, como no caso dos Simpsons. Mas aquilo que os professores chamam de “espirito crítico” não está ausente desses programas. “Fico louco da vida quando alguém que nunca assistiu a desenhos animados diz que eles emburrecem as crianças”, afirma Tartakovsky. Ele tem toda razão.
O texto transcrito trata de uma questão polêmica: os supostos malefícios causados às crianças pelos desenhos animados. Qual a opinião apresentada na reportagem a respeito desse assunto?
Que argumentos são utilizados no primeiro parágrafo para sustentar esse ponto de vista?
Respostas
respondido por:
0
Resposta: 1-o autor quis dizer que os desenhos não são prejudiciais e sim beneficiários para as crianças.
2-ele diz diz que não são todos os desenhos animados que são prejudiciais para a inteligência da criança e também diz que tem um cartoon de TV por assinatura faz desenhos ótimos para entreter as crianças e não aliena-las.
Explicação: foi isso que eu entendi, espero ter ajudado.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás