AJUDEM PFV 01-Assinale a alternativa INCORRETA. *
3 pontos
A pressão inglesa pelo fim do tráfico e a Lei Eusébio de Queirós (1850), que proibiu a entrada de escravos no Brasil, representaram um duro golpe contra a escravidão.
O processo que levou ao fim da escravidão no Império se iniciou antes da Lei Eusébio de Queirós e se prolongou por quase todo o século XIX. Entre os fatores que contribuíram para a Abolição cabe citar: a resistência dos próprios escravizados e o movimento abolicionista.
O abolicionismo foi um movimento social favorável à escravidão, que ganhou força na segunda metade do século XIX. Os abolicionistas divulgaram sua mensagem escravista por meio de artigos, charges, passeatas e comícios sempre muito concorridos.
02-Sobre a Abolição da escravatura, tivemos diversas leis. Sendo estas : 1850 LEI EUSÉBIO DE QUEIRÓS (fim do tráfico negreiro) / 1871 LEI DO VENTRE LIVRE (liberdade para os filhos de escravos nascidos a partir dessa data) / 1885 LEI DOS SEXAGENÁRIOS (liberdade para os escravos maiores de 60 anos) / 1888 LEI ÁUREA (Abolição da escravatura). Assinale a opção CORRETA, referente ao processo de abolição. *
3 pontos
O processo abolicionista foi rápido porque recebeu a adesão de todas as correntes políticas do país.
O primeiro passo para a abolição da escravatura foi a proibição do uso dos serviços das crianças nascidas em cativeiro.
Assinada pela princesa Isabel, a Lei Áurea concluiu o processo abolicionista, tornando ilegal a escravidão no Brasil.
Ao abolir o tráfico negreiro, a Lei Eusébio de Queirós bloqueou a formulação de novas leis antiescravidão no Brasil.
SOBRE A POLÍTICA DE COTAS
Apesar de nossa Constituição proclamar que os direitos devem ser iguais para todos os brasileiros, este ideal até agora não se concretizou para o povo negro como um todo. Então, tratar de maneira diferenciada um grupo que teve e tem menos oportunidades de acesso à saúde, educação, moradia trabalho, etc., embora pareça inconstitucional, é uma obrigação do Estado brasileiro (...).
Esse tratamento diferenciado não é um privilégio e, sim, uma tentativa de diminuir a enorme desigualdade social que exclui o povo negro (...). Criar políticas de ação afirmativa em benefício do povo negro, isto, sim, é que é "democracia racial", pois é criar oportunidades de acesso à completa cidadania, começando pela educação, levando em conta a diversidade étnica de toda a população.
Nunca é demais repetir que (...) de um modo geral os afrodescendentes sempre tiveram menos oportunidades de educação e desenvolvimento. Assim, com a falta de políticas de integração no período que se seguiu á Abolição, os descendentes dos antigos escravos, e mesmo de livres e libertos, até hoje não foram integrados como um todo no conjunto da sociedade brasileira (...).
LOPES, Nei. O racismo explicado aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2007. p.168-169.
03-Na visão do autor, tratar o "povo negro de maneira diferenciada" é uma obrigação do Estado porque: *
3 pontos
Somente os negros contribuíram com o seu trabalho e suas culturas para o Brasil ser a potência que é hoje.
Está na Constituição que os negros devem ter direito a um certo número de vagas na Universidade e nos Serviços públicos.
Os negros, como um todo, tiveram e têm menos oportunidades de acesso à saúde, educação, moradia e trabalho.
04- Segundo o autor, as políticas de ação afirmativa aplicadas à educação dizem respeito a: I - "UMA TENTATIVA DE DIMINUIR A ENORME DESIGUALDADE SOCIAL QUE EXCLUI O POVO NEGRO" II - "menos oportunidades de educação e desenvolvimento" para os afrodescendentes. III - POLÍTICAS DE INTEGRAÇÃO DOS AFRODESCENTES NO PERÍODO QUE SE SEGUIU À ABOLIÇÃO. IV - Falta de oportunidades de acesso dos afrodescendentes na política. São alternativas corretas: *
3 pontos
I, II, III e IV.
I, II e III
II e III
I e IV.
05- A leitura do texto permite concluir que seu autor, Nei Lopes, é: *
3 pontos
contrário à política de cotas.
favorável à política de cotas.
indiferente à política de cotas.
resistente à política de cotas.
06- Pesquise na internet e escreva abaixo "O que são políticas de ação afirmativas"? *
5 pontos
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
a resposta é letra "E"
Explicação:
o movimento abolicionista visava acabar com a escravidão no país, e na letra "E" fala exatamente o contrário disso. eles faziam forte pressão no governo para acabar com a escravidão no Brasil
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás