Respostas
Resposta:
O Espaço Urbano pode ser definido como o espaço das cidades, o conjunto de atividades que ocorrem em uma mesma integração local, com a justaposição de casas e edifícios, atividades e práticas econômicas, sociais e culturais. O espaço da cidade é, dessa forma, uma paisagem representativa do espaço geográfico, um território das práticas políticas e um lugar das visões de mundo e mediações culturais.
No entanto, é preciso estabelecer uma distinção entre o urbano e as cidades. Existem cidades, por exemplo, que não são consideradas urbanas, por possuírem uma pequena quantidade de habitantes e uma baixa dinâmica econômica. Para o IBGE, cidades com menos de 20 mil habitantes são consideradas como espaço rural. Além disso, no meio agrário, evidenciam-se algumas práticas e características do espaço urbano, o que nos leva a crer que o urbano transcende (vai além) do espaço das cidades.
A cidade é um sistema espacial, de volumes diversificados que podem ser percebidos. É um espaço complexo: rua, praça , multiplicidade de locais, perceptíveis enquanto sistema próprio e enquanto elemento em sequência.
Estão também carregados de mensagens , símbolos e signos que podem informar sobre a sociedade que a criou, sua história, suas relações socio-econômicas, sua cultura, sua origem.
Pode-se perceber a importância do arquiteto-urbanista na definição da forma urbana e da qualidade ambiental da cidade.
Trabalhando junto aos órgãos de planejamento, este profissional pode interferir significativamente nas condições da paisagem urbana.