1) A fundação da Vila do Espírito Santo foi permeada por conflitos envolvendo
a) canavieiros da região da Bahia que pretendiam expandir seus domínios, de um lado, e os tupinambás aliados a Diogo Alvares Correia, o Caramuru, que intermediou o contato entre índios e portugueses no Espírito Santo, de outro.
b) os aldeamentos existentes, que estavam sob a proteção do jesuíta José de Anchieta, de um lado, e as tropas de Mem de Sá vindas da capitania da Bahia, a qual Espírito Santo estava subordinado, de outro.
c) os colonos capixabas que se rebelaram à política de distribuição de sesmarias, de um lado, e os degredados que haviam sido parte da tripulação de Duarte de Lemos e exigiam terras, de outro.
d) a ofensiva dos tamoios, após vitórias na atual região do Rio de Janeiro, de um lado, e a resistência portuguesa dos senhores de engenho estabelecidos há alguns anos na região de Vila Velha, de outro.
e) a combativa presença indígena na região, composta em parte por aimorés, de um lado, e os esforços portugueses em defesa do assentamento criado por Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania do Espírito Santo, de outro.
Respostas
respondido por:
14
Resposta: resposta certa letra E.
Explicação:
respondido por:
0
A presença indígena sempre foi combativa na região, e os portugueses lutavam contra (alternativa E).
A Vila do Espírito Santo foi fundada em 1535, por Vasco Fernandes Coutinho, que era donatário da Capitania do Espírito Santo. O local era muito suscetível a ataques de índios, que atacavam constantemente o local e as sesmarias.
No ano de 1551, os portugueses obtiveram uma vitória definitiva sobre os indígenas, e para marcar esse fato, a nova cidade fundada recebeu o nome de Vitória. Novas cidades passaram a ser criadas após essa vitória contra os indígenas.
Leia mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/1639128
Anexos:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás