Portanto, ilustres e não ilustres representantes da crítica, não se constranjam. Censurem, piquem, ou calem-se como lhes aprouver. Não alcançarão jamais que eu escreva neste meu Brasil cousa que pareça vinda em conserva lá da outra banda, como a fruta que nos mandam em lata [...].
O povo que chupa o caju, a manga, o cambucá e a jabuticaba pode falar uma língua com igual pronúncia e o mesmo espírito do povo que sorve o figo, a pera, o damasco e a nêspera?
ALENCAR, José de. Benção paterna. In: Sonhos d'ouro. São Paulo: Melhoramentos, 1971.
Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, conforme sejam verdadeiras ou falsas as proposições que se seguem.
( ) Envolvidos pelo ideário político da independência, Alencar e outros escritores românticos empenharam-se na construção da nação brasileira, por meio da luta pela emancipação da língua e da literatura nacional.
( ) Na história da literatura brasileira, no percurso que vai do Romantismo ao Modernismo, a bandeira da ruptura com o princípio da imitação aos clássicos é erguida por todas as escolas literárias.
( ) No segundo parágrafo, Alencar opõe, metonimicamente, por meio das frutas, o ambiente brasileiro ao ambiente europeu.
( ) O texto dá a entender que a língua se adapta ao meio para onde foi levada, mais precisamente aos órgãos fonadores e à alma do povo que fala.
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A Ordem das respostas:
V - F - V - V
Espero ter ajudado!!!! <3
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Resposta:A resposta correta é V-F-V-F
Explicação: Pois nem sempre, no percurso do Romantismo ao Modernismo, a bandeira de ruptura com os clássicos foi erguida, pois, no Parnasianismo, por exemplo, alguns valores clássicos são retomados.
A língua e sua arte, por sua vez, são consideradas singulares em cada região, ou pelo menos era isso que José de Alencar buscava.
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