Respostas
Resposta:
O norte do Belize consiste principalmente de planícies costeiras pantanosas, em alguns sítios densamente florestadas. A sul encontra-se a pequena cadeia montanhosa dos montes Maia, cujo ponto mais elevado em território do Belize é o Doyle's Delight , com 1124 m de altitude. O Belize localiza-se entre os rios Hondo e Sarstoon, e o rio Belize atravessa o centro do país. Ao longo de toda a costa do mar das Caraíbas encontram-se recifes de coral, ou cais.
O clima é tropical e geralmente muito quente e húmido. A estação das chuvas vai de maio a novembro.
Os desastres naturais que afetam Belize são os frequentes furacões e inundações.
Costa Rica é um país localizado na América Central que faz fronteira com a Nicarágua ao norte e com o Panamá a sudeste. É banhada a oeste pelo Oceano Pacífico e a leste pelo Mar do Caribe. Possui uma área territorial de 51.100 km² onde habitam pouco mais que 4,7 milhões de pessoas, constituindo uma densidade demográfica de 94 hab/km².
O relevo da Costa Rica é marcado por uma cadeia de montanhas que atravessa o país em seu sentido longitudinal, posicionando-se na zona central (e sendo por isso chamada de Serra Central). Em muitos pontos dessa faixa, as altitudes ultrapassam os 3.000m, o que revela a formação geologicamente recente do relevo local.
Em termos de classificação climática, divide-se a Costa Rica em duas zonas principais: a primeira formada por um clima tropical úmido, nas zonas litorâneas, e a segunda por um clima temperado, nas regiões centrais, havendo também algumas faixas de climas de altitude.
Em função dos elevados índices de preservação ambiental – 26% do seu território é composto por reservas e proteções ambientais –, o ecoturismo é uma das principais atividades da economia da Costa Rica. Ainda sim a agriculta e a indústria também apresentam avanços, apesar dos elevados índices de importação. No geral, 72,4% do PIB do país é composto pelo setor terciário, 21,5%, pelo setor secundário; e 6,2%, pela agropecuária.
O território da Costa Rica, antes do período colonial, era habitado predominantemente pela etnia dos chorotegas. Foi descoberto por Cristóvão Colombo em 1502 e colonialmente explorado por Pedro Alvarado, a quem é atribuída a escolha do nome da região.