• Matéria: Biologia
  • Autor: reehm
  • Perguntado 9 anos atrás

No início de uma aula sobre digestão, o professor explicou que na saliva existe a enzima amilase salivar, que realiza a digestão do amido, transformando-o em moléculas menores. A seguir, ele realizou um experimento para demonstrar esse fato.
Primeiro, pingou algumas gotas de de solução de iodo (tintura de iodo dissolvida em água até ficar de cor laranja) em um pouco de amido de milho. Uma cor azul forte apareceu logo. Depois ele dissolveu um pouco de farinha de trigo em água, misturou bem e dividiu a solução em três tubos de ensaio. No primeiro, ele acrescentou um pouco de água. No segundo colocou um pouco de saliva que tinha previamente recolhido e misturou bem. No terceiro, pôs um pouco de saliva previamente fervida, misturando bem. Os tubos foram colocados em uma estufa, à temperatura de 36°C.
Duas horas depois, após o final de aula, o professor pingou algumas gotas da solução de iodo em cada tubo. Os alunos puderam observar que uma forre cada tubo. cor azul apareceu apenas em dois do tubos.
Em quais tubos a cor azul apareceu? Explique o que aconteceu em

Respostas

respondido por: hannariva
344
Para ficar mais fácil, vou numerar:
tubo 1: água
tubo 2: saliva
tubo 3: saliva fervida

O experimento com o iodo é para detectar o amido no alimento. Quando fica corado em azul, há amido. Provavelmente, após o experimento, a cor azul apareceu no tubo 1 e no tubo com 3. Isso ocorreu pelos seguintes fatos:
1° Tubo 3: As enzimas são sensíveis à temperatura (ideal é a do corpo), portanto, se houve a elevação dessa temperatura, essas enzimas já nao desempenham mais o papel de fazer a quebra deste amido. O amido ficou intacto, corando em azul.
2° Tubo 1: A água não possui enzimas capazes de quebrar o amido, por isso, ficou corado em azul.

3° Tubo 2: A enzima amilase salivar (em temperatura normal do corpo) conseguiu desempenhar seu papel e houve a quebra do amido. Não corando em azul. 

Perguntas similares