Como já vimos, com o golpe de 15 de novembro de 1889 teve fim o regime monárquico no Brasil e iniciou-se a república. O acontecimento ocorreu sem confrontos armados, mas provocou importantes desdobramentos no país: os primeiros anos do novo sistema de governo foram marcados por muitas discordâncias políticas e vários conflitos sociais. No Rio Grande do Sul, na Bahia e em Pernambuco houve resistências ao golpe, mas esses eventos isolados não puseram em risco o novo regime.
Nesse período, aumentaram as divergências entre os próprios republicanos, que não formavam um grupo uniforme. Havia pelo menos três projetos de república, e a discordância entre eles acabou provocando levantes armados.
Além disso, revoltas civis e militares indicavam o descontentamento da população dom o novo regime, que não beneficiava toda a sociedade.
Os novos grupos que detinham o poder não desejavam mudanças na ordem política e social e muito menos demonstrações de descontentamento com a República.
O texto em anexo vai retratar essa questão: os republicanos conseguiram ou não romper com a política do período imperial e também apresenta uma proposta de periodização da época. Leiam o texto com bastante atenção e respondam:
1. Quais os três diferentes grupos republicanos que passaram a disputar o poder?
2. Para compreender melhor o período inicial da República, costuma-se dividi-lo em duas fases.
Quais são essas fases?
3. Observando a Linha do tempo desse período, quais foram os principais acontecimentos
destacados desse período inicial da República?
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
A proclamação foi um golpe de uma minoria escravocrata
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás