Respostas
Resposta:
1- Regiões que apresentam níveis muito elevados de altitude costumam apresentar climas mais frios, em função da menor pressão atmosférica existente nesse tipo de ambiente.
O tipo de relevo que registra a ocorrência dos fenômenos acima apresentados é:
a) Depressões relativas
b) Depressões absolutas
c) Planaltos
d) Cadeias de montanhas
e) Planícies.
Resposta: D
2- Sobre as formas de relevo existentes na superfície terrestre, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Os planaltos são mais elevados que as planícies e menos do que as montanhas. Podem apresentar composições cristalinas, sedimentares e basálticas.
b) A depressão, quando abaixo do nível do mar, é chamada de absoluta, mas acima do nível do mar e abaixo da região de entorno, é chamada de relativa.
c) Nas planícies, o processo de erosão não é muito acentuado, havendo uma deposição de sedimentos em menor grau em comparação com as demais formas de relevo.
d) As cadeias montanhosas encontram-se, geralmente, nas mais recentes formações geológicas.
Resposta: C
3- O relevo terrestre é resultante da atuação de dois conjuntos de forças denominadas agentes do relevo, que compreendem os agentes internos ou criadores do relevo e os agentes externos ou modificadores do relevo. Podemos considerar agentes internos e externos, respectivamente:
a) Tectonismo e intemperismo
b) Águas correntes e seres vivos
c) Vento e vulcanismo
d) Águas correntes e intemperismo
e) Abalos sísmicos e vulcanismo.
Resposta: A
4- Sobre o relevo brasileiro, julgue as afirmativas a seguir:
I. As áreas de depressão no Brasil correspondem somente às zonas de depressão relativa, com altitudes variando entre 100 e 500 metros, com destaque para a Depressão Sertaneja e a do São Francisco.
II. As áreas de planície do Brasil estão restritas às margens de grandes rios e seus afluentes, além de boa parte do litoral do país.
III. O centro-sul do Brasil é predominantemente constituído por formações planálticas.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
a) I
b) II
c) III
d) I e III
e) I, II, e III
Resposta: E
5- O que é relevo?
Resposta: O relevo é caracterizado pelo conjunto das diferenças de nível da superfície da crosta terrestre, resultantes de mudanças que em geral, ocorrem em processos que duram milhões de anos. Portanto, relevo é o conjunto de formação rochosa da superfície do planeta.
6- Quais os fatores responsáveis pela modelação do relevo?
Resposta: O relevo é modelado por dois tipos de forças que atuam simultaneamente: as internas (endógenas) e as externas (exógenas).
Internas ou endógenas – São responsáveis pela criação do relevo. Origina-se da crosta da Terra ou do Manto (camada localizada abaixo da crosta). Os agentes endógenos são formados pelo tectonismo, o vulcanismo e os abalos sísmicos.
Externas ou exógenas – É o conjunto de elementos que modelam o relevo terrestre. É representado pelo intemperismo, que consiste num processo de modelação do relevo por meio dos fatores climáticos (chuva, temperatura, ventos e geleiras). O intemperismo pode ser classificado como físico e químico:
Intemperismo físico – as rochas sofrem mudanças no tamanho e no formato em função da variação da temperatura.
Intemperismo químico – a ação da água altera a composição química da rocha.
Explicação: