Respostas
Resposta:
A umidade relativa ou humidade relativa é a relação entre a pressão parcial da água contida no ar e a pressão de vapor da água tomada à temperatura do ar. Em outras palavras, a umidade relativa do ar é a relação entre a quantidade de água existente no ar e a quantidade máxima que poderia haver na mesma temperatura.
Explicação:
O termo umidade absoluta é menos comum: descreve a quantidade real de vapor de água no ar em g/m³. Isso também depende da temperatura do ar. O ar a 25 °C, por exemplo, com uma umidade relativa de 100%, teria uma umidade absoluta de 23g/m³ (A)
A partir daí, conclui-se que, se a umidade relativa do ar a 25° C caísse para 50%, a umidade absoluta seria de 11,5g/m³ – ou a metade (B).
Se o ar fosse resfriado a 14° C, sua capacidade máxima de retenção de umidade diminuiria.
A umidade absoluta de 11,5g/m³ seria então igual a 100% de umidade relativa, e o ar seria saturado (C).
A umidade relativa de 100% no ar frio representa uma umidade absoluta significativamente menor do que, por exemplo, 25% de umidade relativa no ar quente.
Se o ar a 14° C for resfriado ainda mais, sua capacidade de retenção de umidade diminuirá – resultando em ar supersaturado (D). Isso pode ser observado na condensação de vapor de água – ou quando começa a chover.