O esqueleto humano pode ser dividido em duas partes: esqueleto axial – formado pela caixa craniana, coluna vertebral e caixa torácica – e esqueleto apendicular – composto por cinturas escapular (ombro) e pélvica, e esqueleto dos membros (superiores e inferiores). No esqueleto apendicular
a) os ossos dos membros superiores são fêmur, tíbia, fíbula e patela.
b) a mão possui três regiões básicas: carpo, metacarpo e falanges.
c) a cintura pélvica é formada por dois ossos: escápula e clavícula.
d) os ossos dos membros inferiores são: úmero, rádio e ulna
Respostas
Resposta:
O esqueleto axial é constituído por 80 ossos, formado pelo crânio, a caixa torácica e a coluna vertebral. Podemos caracterizá-lo como aquele conjunto de ossos que se localizam no eixo ou parte central do corpo.
A sua função é proteger o Sistema Nervoso Central e alguns dos órgãos vitais localizados na região torácica. Por isso, o seu papel está relacionado com a proteção do organismo, sendo considerado o pilar central do sistema esquelético.
Explicação:
isso aí pode te ajudar
Resposta:
b) a mão possui três regiões básicas: carpo, metacarpo e falanges
Explicação:
Os membros superiores são formados por úmero (osso do braço), rádio e ulna (ossos do antebraço), carpo (punho), metacarpo (palma da mão) e falanges (dedos da mão). A cintura escapular (ombro) é formada por escápula e clavícula. A cintura pélvica é formada por ossos ilíacos (ossos do quadril – fusão do ílio, ísquio e púbis) e pelo osso sacro (pertencente ao tronco). Os membros inferiores são formados por fêmur (osso da coxa), tíbia e fíbula (ossos da perna), tarso, metatarso e falanges (ossos do pé).