A prótese parcial removível muitas vezes apresenta falhas pela falta de diagnóstico e tratamento correto do paciente, sendo assim, o exame clínico, radiográfico e a analise do modelo de estudo, são dados relevantes coletados no inicio do tratamento . Sobre o exame radiográfico, assinale a alternativa correta. Escolha uma: a. As radiografias panorâmicas são as mais indicadas para observar alterações proximais. b. As radiografias fornecem informações sobre cárie, porém não influenciam no planejamento da ppr c. O exame radiográfico não é um exame complementar ao exame clínico. d. O exame radiográfico fornece informações que são decisivas no planejamento da ppr e. O exame radiográfico é importante por identificar exclusivamente doenças na cavidade bucal
Respostas
Resposta: O exame radiográfico fornece informações que são decisivas no planejamento da ppr.
Explicação:
O exame radiográfico fornece informações que são decisivas para o planejamento da ppr, assim como vemos na alternativa D.
Prótese Parcial Removível
A prótese parcial removível (PPR) é um tipo de prótese que substitui alguns dentes perdidos na cavidade bucal e não é implanto-suportada.
Para fazer o planejamento dessa prótese, o dentista precisa entender de várias áreas da odontologia, incluindo Oclusão, os princípios da construção da prótese, DTM, bem como radiografia.
Nesse caso, a radiografia vai guiar as dimensões que a prótese precisam devolver ao paciente, como a dimensão vertical de oclusão (DVO). Sendo assim, ela é imprescindível para o bom planejamento da PPR.
- a. As radiografias panorâmicas são as mais indicadas para observar alterações proximais.
As radiografias panorâmicas não possuem detalhes suficientes para analisar alterações nas proximais dos dentes, sendo a interproximal a mais adequada.
- b. As radiografias fornecem informações sobre cárie, porém não influenciam no planejamento da ppr.
As radiografias fornecem sim informações sobre cárie dentária, porém a parte que não influencia no planejamento de uma ppr está falsa, pois é imprescindível para planejar a confecção da prótese.
- c. O exame radiográfico não é um exame complementar ao exame clínico.
Dentro da classificação dos exames, as radiografias são consideradas exames complementares sim, pois elas adicionam informações ao exame clínico e nem sempre é necessário solicitá-los.
- d. O exame radiográfico fornece informações que são decisivas no planejamento da ppr.
Como já dito anteriormente, o exame radiográfico é imprescindível para o planejamento da ppr, pois fornecem informações como o avanço da reabsorção óssea e disponibilidade de osso na região que se deseja colocar a prótese.
- e. O exame radiográfico é importante por identificar exclusivamente doenças na cavidade bucal.
O exame radiográfico não identifica exclusivamente doenças na cavidade bucal. Como exemplo, temos a panorâmica que nos permite avaliar se há obstrução dos seios nasais.
Assim, a resposta dessa questão é a alternativa D, que nos diz que o exame radiográfico fornece informações que são decisivas para o planejamento da ppr.
Para mais questões sobre Próteses:
https://brainly.com.br/tarefa/24740028
#SPJ2