6- A conquista e a ocupação das terras da América, a partir do século XV, tinham como objetivo atender aos interesses europeus. Sobre esse contexto histórico, pode-se afirmar que
a) cada reino colonizador tinha a posse definitiva de sua colônia e somente ele poderia desenvolver atividades econômicas e comerciais.
b) as populações nativas tiveram a garantia alguns direitos como manter a posse de suas terras.
c) a influência cultural do europeu sobre as populações nativas foi insignificante já que este preservou seus costumes e tradições.
d) durante toda a colonização a exploração colonial teve como base o extrativismo, que pouco interesse despertou nos europeus.
7- A viagem feita por Cristóvão Colombo em 1492 tem a sua relevância, porque abriu inúmeras possibilidades, dentre as quais, o intercâmbio entre povos de diversos continentes, a implementação de um sistema comercial por meio da navegação pelos oceanos e a colonização de novas terras. Significou, para a população nativa, a escravização e a conversão ao cristianismo. A colonização europeia do continente americano só foi possível graças à(s)
a) colaboração mútua e à troca de experiências entre mundos diferentes (americano e europeu).
b) operações de conquista, exploração e domínio cultural sobre as populações nativas.
c) aceitação da colonização pelas populações nativas.
d) conversão dos nativos às religiões protestantes.
8_Na América portuguesa, durante o período pré-colonial, os portugueses iniciaram a extração da primeira riqueza destinada ao mercado europeu. Acerca da exploração dessa riqueza, escreva C (correto) ou I (incorreto) em cada um dos parênteses abaixo.
( ) O pau-brasil foi explorado no litoral da região colonial utilizando mão de obra escravizada de origem africana.
( ) Os portugueses criaram as Capitanias Hereditárias, ainda no período pré-colonial, para coordenar a exploração do pau-brasil.
( ) Por meio da prática do Escambo, os portugueses exploraram a mão de obra indígena na extração da madeira.
A sequência CORRETA é
a) C, C, I.
b) I, I, C.
c) I, C, I.
d) C, I, C.
9- Sobre o processo de formação da sociedade colonial brasileira, podemos afirmar que:
a) A sociedade açucareira foi caracterizada pelo caráter predominante do trabalhador escravo e do prestígio do senhor de engenho.
b) Não houve escravidão nos engenhos, pois a produção do açúcar era feita somente com a participação de trabalhadores livres.
c) Após a chegada dos portugueses ao Brasil, não houve mudanças profundas nas culturas das várias tribos indígenas brasileiras.
d) Houve a opção pelo trabalho escravo de africanos trazidos através do tráfico, pois nunca houve interesse em escravizar os índios pelos colonos brasileiros.
Sobre o Brasil colônia encontramos o seguinte: “Nas três primeiras décadas após a descoberta oficial (1500), a metrópole esteve mais ocupada com o sucesso do empreendimento colonial nas Índias, que lhe proporcionava maior retorno financeiro. Uma vez que no “novo” Continente não havia nem ouro nem prata, as novas terras portuguesas ficaram em segundo plano durante quase 30 anos. Não havia a preocupação em ocupar a colônia, aparecendo por aqui apenas algumas expedições que visavam reconhecer o litoral brasileiro e combater piratas e comerciantes franceses e outros eventuais invasores, além de explorar o pau-brasil.
10- Com base no texto acima e em seus conhecimentos sobre esse período histórico, é correto afirmar que:
a) Nas três primeiras décadas, após o descobrimento, Portugal só explorou a extração de ervas medicinais.
b) Nas três primeiras décadas, após o descobrimento, o Brasil tornou-se muito importante para Portugal, sendo levadas daqui muitas toneladas de ouro.
c) Nas três primeiras décadas, após o descobrimento, Portugal não enviou nenhuma expedição, deixando o Brasil entregue aos piratas franceses.
d) Nas três primeiras décadas, após o descobrimento, Portugal esteve mais ocupado com o sucesso do empreendimento colonial nas Índias, o qual lhe proporcionava muito lucro.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
Brasil Colônia é o período que se estende de 1530, com a missão “exploradora” de Martim Afonso de Souza, a 1815, quando o então Estado do Brasil tornou-se Reino de Portugal, Brasil e Algarves. Foi durante esses anos que grande parte da extensão territorial que o Brasil tem hoje foi conquistada por meio de diversos conflitos com tamoios, tupinambás, espanhóis, holandeses, franceses, entre outros povos.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás