1) Qual é o hábitat dos PEIXES?
2) A pele dos peixes secreta muco. Qual a função do muco?
3) Qual a função da linha lateral para os peixes?
4) COMO é formada a respiração dos peixes?
5) Diferenciar peixes ósseos de cartilaginosos.
6) Que animais representam os anfíbios?
7) Os anfíbios podem ser classificados em 3 grupos. Quais são e cite exemplos.
8) O que são glândulas paratoides nos anfíbios?
9) Como ocorre a respiração dos anfíbios.
10) Como ocorre a reprodução dos anfíbios?
Respostas
Resposta:
1) Os peixes são animais aquáticos que vivem em lagos, rios, mares e oceanos no mundo inteiro.
2) Serve para diminuir o atrito com a água, é também uma barreira química, contendo enzimas e anticorpos que podem matar organismos invasores.
3) Ela funciona como um sensor, é ativa o tempo todo, até quando o peixe está dormindo, ela identifica a pressão que a água faz sobre o peixe , deixando-o uma ideia de profundidade.
4) A respiração dos peixes é branquial, uma adaptação importante para a vida aquática, uma vez que é através das brânquias que o oxigênio da água é retirado.
5) Os peixes cartilaginosos possuem esqueleto constituído totalmente por cartilagem, enquanto os peixes ósseos possuem esqueleto constituído basicamente por ossos.
6) Os anfíbios são os animais que vulgarmente chamamos de sapos, rãs, pererecas, carrascos, salamandras, tritões e cobras-cegas ou cecílias. Todos estes fazem parte da Classe Amphibia.
7) Eles podem ser classificados em três ordens:
-Anura (sapos, rãs e pererecas)
-Urodela ou Caudata (salamandras e tritões)
-Gymnophiona ou Ápoda (cecílias ou cobras-cegas).
8) A glândula parotoide é uma glândula externa da pele, presente na parte traseira, na garganta, atrás do olho ou no ombro de sapos e algumas salamandras. Ela secreta uma substância leitosa com alcalóides que é usada em sua defesa.
9) Os anfíbios tem a respiração pulmonar, onde os pulmões fazem dois movimentos respiratórios: a inspiração, que é a entrada de ar nos pulmões, e a expiração, que é a eliminação de gás carbônico. E, apresentam-se como sacos simples, possuindo poucas divisões em seu interior.
10) A reprodução é sexuada, geralmente com fecundação externa, onde a fêmea elimina os óvulos na água e o macho despeja os espermatozoides sobre eles.