O indígena passou a ser, simultaneamente, o grande obstáculo para a ocupação da terra e a força de trabalho necessária para colonizá-la. Submetê-los, sujeitá-los, escravizá-los, negociá-los tornaram-se a grande preocupação. Mas preocupação para quem? Primeiro para os doze donatários das quinze capitanias distribuídas por D. João III, rei de Portugal, 1534. Esses donatários eram selecionados entre funcionários da Coroa, veteranos ou negociantes, que tinham feito fortuna no Oriente. Entre seus direitos e deveres, constava não lesar a população, aceitar impostos em espécie, pagar à Coroa o quinto sobre pedras preciosas encontradas e pertencer à religião católica.
Quais eram as funções dos capitães donatários em relação à população indígena:
a) Eram amistosas e os mesmos podiam escravizar, maltratar e até assassinar o nativo, caso necessário.
b) Não eram relações muito afetivas, uma vez que os conflitos eram recorrentes, justamente porque o nativo queria impor a fé ao europeu.
c) Eram responsáveis pelo controle das populações indígenas, fazendo com que eles fossem catequizados e submetidos à cobrança de impostos.
d) Não tinham tantas responsabilidades com o nativo, tendo em vista que os capitães donatários não eram obrigados a catequiza-los na fé católica.
e) Deveria sempre incentivar o nativo a fé protestante e ao trabalho escravo compulsivo, até a chegada dos jesuítas e os protegeram dessas ações.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Deveria sempre incentivar o nativo a fé protestante e ao trabalho escravo compulsivo, até a chegada dos jesuítas e os protegeram dessas ações.
Explicação:
respondido por:
0
Resposta:
Deveria sempre incentivar o nativo a fé protestante e ao trabalho escravo compulsivo.
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás