• Matéria: História
  • Autor: ja5001184
  • Perguntado 5 anos atrás

a dominação da África e Ásia ocorrida no século XIX foi marcada por violência e desrespeito com as populações nativas nesse sentido explique o que as potências europeias responsáveis pelo domínio e exploração usavam para justificar Tais ações​

Respostas

respondido por: lorenteixeirapb7c1a
1

Durante esse processo de conquista, os países europeus justificavam sua ação por meio de um discurso civilizatório. Eles alegavam que a dominação do continente africano visava levar o modo de vida “desenvolvido” do ocidente, com o advento das tecnologias que haviam surgido. Além desse argumento, os europeus utilizaram a difusão do cristianismo como pretexto. No entanto, essas justificativas foram utilizadas para esconder o real interesse puramente econômico na região.

Também foram formuladas teorias baseadas em preconceito racial e étnico para justificar essa dominação. Isso era conhecido como “darwinismo social”, que partia de uma leitura equivocada da teoria da evolução das espécies de Darwin e defendia a falsa tese da existência da superioridade natural de determinados grupos humanos em relação a outros.


ja5001184: arrasou
ja5001184: obrigada
Perguntas similares