1 – Karl Marx acreditava que era preciso conhecer a estrutura econômica para entender o funcionamento da sociedade e as mudanças ocorridas na história da humanidade. Para que se compreendam as ideias coletivas, o funcionamento do estado, o modo como algumas classes sociais dominam as outras, é necessário estudar como os indivíduos se relacionam para trabalhar e produzir. O nome dado a essa teoria, sobre as leis do desenvolvimento social e concepção da história é:
a) Materialismo histórico
b) Socialismo utópico
c) Capitalismo
d) Anarquismo
e) Impressionismo
2) A grande singularidade do marxismo é:
a) o homem existencialmente interpretado
b) o homem economicamente interpretado
c) o homem subjetivamente interpretado
d) o homem idealmente interpretado
3) Um dos conceitos fundamentais da teoria marxista é o de: *
a) utopia
b) idealismo
c) evolução
d) alienação
4) A história de todas as sociedades existentes até hoje é a história das lutas de classes, homens livres e escravos, patrícios e plebeus, barão e servos, mestre de corporação e companheiro, numa palavra, opressores e oprimidos, têm permanecido em constantes oposições uns aos outros, envolvidos numa guerra ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que terminou sempre, ou por uma transformação revolucionária de toda a sociedade, ou pela destruição das duas classes em luta. (Karl Marx e Friedrich Engels, Manifesto Comunista). Deste texto, podemos deduzir que Marx, em sua formação filosófica e histórica, pressupõe que a história do homem é uma luta constante entre interesses constantes, embora nem sempre se manifeste em forma de guerra. Essas divergências ocorrem em toda relação social e nos mais diversos níveis da sociedade no decorrer do tempo, desde que surgiu a propriedade privada. A que Marx se refere?
a) à classe alta, pois os donos da produção controlam a classe baixa, que são os que vendem sua força de trabalho.
b) aos meios de produção, que são o principal agente transformador da sociedade.
c) aos capitalistas, que veem os trabalhadores como mercadorias.
d) nenhuma das alternativas está correta.
e) todas as alternativas estão corretas.
5) O misterioso da forma da mercadoria reside no fato de que ela reflete aos homens as características sociais do seu próprio trabalho, como características objetivas dos próprios produtos do trabalho e, ao mesmo tempo, também da relação social dos produtores com o trabalho total como uma relação social existentes fora deles, entre objetos. (Karl Marx. O capital. São Paulo: Nova Cultural, 1988). Com base no texto é correto afirmar que, para Marx:
a) as mercadorias, por serem objetos, são destituídas de qualquer vinculação com os seus produtores.
b) as mercadorias materializam a harmonia presente na realização do trabalho alienado.
c) os trabalhadores, independentemente da maneira como produzem a mercadoria, são alijados do processo de produção.
d) as mercadorias constituem-se em um elemento pacificador das relações entre patrões e trabalhadores.
e) a mercadoria, no contexto do modo capitalista de produção, possui caráter fetichista, refletindo os aspectos sociais do trabalho.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
1- a)
2- b)
3- d)
4- e)
5- e)
Explicação:
O materialismo histórico é um conceito muito importante para entender Marx, assim com a alienação. Essa singularidade também é fonte de muitas críticas a Marx, Weber diz que Marx está errado em interpretar pela economia porque esta sozinha é sociologicamente amorfa.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás