Um dos pontos importantes abordados nesta UA é a reforma educacional promovida pelo Marquês de Pombal no Brasil Colônia. As medidas adotadas com relação aos indígenas previam a incorporação dos indígenas à sociedade colonial, desde que estes abrissem mão de seu modo de vida, costumes, crenças e línguas faladas. Analisando hoje, sabe-se o quanto essa prática foi e é prejudicial para a manutenção da cultura indígena.
Você é membro do Diretório dos Índios, órgão criado por Pombal em 1757, e precisa propor reformas pedagógicas que serão aplicadas nas comunidades indígenas do período colonial.
Quais propostas você apresentaria para a educação indígena, garantindo que a cultura desses povos fosse preservada?
Respostas
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Seria de suma importância ofertar um ensino bilíngue, para que as crianças continuassem falando a língua nativa ao passo que aprendessem o português.
A educação deveria ser diferenciada para os indígenas, para que, além do ensino bilíngue, as crianças tivessem as disciplinas tradicionais de uma escola não indígena (gramática, retórica, música, poesia e estudos de ciências), porém com um currículo específico e de acordo com a cultura, valores e história do seu povo.
Por exemplo, crianças da etnia Guarani teriam aulas de Guarani e de Língua Portuguesa e aprenderiam os conhecimentos universais das disciplinas conciliados com conteúdos e práticas que valorizassem e fortalecessem a identidade cultural de seu povo.
Explicação: