1. Por que o barroco pode ser considerado um movimento de cunho político?
2. Quem trouxe o barroco para o Brasil e para quê ele era utilizado?
3. Quem foi o principal representante do barroco no Brasil?
4. Cite uma característica do estilo barroco?
Respostas
Resposta:
1-Para muitos, o barroco pode ser considerado como um movimento de cunho político. Isso acontece porque, ao surgir, foi abraçado e utilizado de forma estratégica pela igreja católica. ... Focando, principalmente, na arte sacra, as obras tinham como foco o culto ao sagrado.
2-O Barroco no Brasil foi introduzido pelos jesuítas portugueses durante o Período Colonial, com o objetivo principal de catequizar os índios. Ainda que tenha chegado sob influência de Portugal, visto que o Brasil era uma colônia portuguesa, o estilo artístico adquiriu características próprias no território brasileiro.
3-Antônio Francisco Lisboa, 1730-1814, mais conhecido como Aleijadinho, é o principal artista do barroco brasileiro. Nasceu em Ouro Preto, Minas Gerais e foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial.
4-As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO.
01-O surgimento da arte barroca
Para muitos, o barroco pode ser considerado como um movimento de cunho político. Isso acontece porque, ao surgir, foi abraçado e utilizado de forma estratégica pela igreja católica. ... Focando, principalmente, na arte sacra, as obras tinham como foco o culto ao sagrado.
02-O Barroco no Brasil foi introduzido pelos jesuítas portugueses durante o Período Colonial, com o objetivo principal de catequizar os índios. Ainda que tenha chegado sob influência de Portugal, visto que o Brasil era uma colônia portuguesa, o estilo artístico adquiriu características próprias no território brasileiro.
03-Aleijadinho (1730-1814) foi um escultor, entalhador, carpinteiro e arquiteto do Brasil colonial. Ele é considerado o maior representante do barroco mineiro, sendo conhecido por suas esculturas em pedra-sabão, entalhes em madeira, altares e igrejas.
04-As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.
espero ter ajudado '-'