Respostas
Entende-se por Educação Informal como a que ocorre fora de uma estrutura curricular. Dessa forma, Educação Informal é o processo pelo qual durante toda a vida as pessoas adquirem e acumulam conhecimentos através das suas experiências diárias e da sua relação com o meio.
Está relacionada com um processo “livre” (não-institucionalizado) de transmissão de certos saberes, tais como as tradições culturais e os comportamentos característicos das diversas comunidades presentes em cada sociedade.
Na Educação Informal, os agentes educadores são os pais, a família em geral, os amigos, os vizinhos, colegas de escola, a igreja paroquial, os meios de comunicação de massa, entre outros. Ocorre de forma espontânea no dia a dia, através de conversas e vivências com os interlocutores ocasionais. Este tipo de educação engloba os interesses dos alunos pertencentes às aulas do ensino regular e estruturado, mas não se limita a esse cenário, pois funciona por meio de conversas e da exploração e ampliação das experiências.
Portanto, a educação não formal, por meio de discussões e tentativas de renovações, tem a proposta de ser uma educação mais difusa, menos hierárquica, menos burocrática e tem como características a descontinuidade, informalidade, além de ser voltada à formação cultural e fortalecimento da cidadania.
espero ter ajudado?