• Matéria: História
  • Autor: Buffoquerida
  • Perguntado 5 anos atrás

O que foi o banditismo social e qual grupo foi o mais proeminente no Brasil nesta prática durante a Primeira República?​

Respostas

respondido por: carolinacarolelias
1

Banditismo significa: “Modo de proceder de bandido, tipo de vida de bandido ou conjunto dos crimes cometidos em certo lugar ou época (criminalidade)”. Além da definição dos dicionários, banditismo também pode ser considerado uma forma de atividade predatória realizada por bandos armados, organizados ou não, contra propriedades e autoridades. Segundo o historiador Eric Hobsbawm, “o banditismo é uma forma bastante primitiva de protesto social organizador.

No Brasil, o banditismo teve um de seus maiores exemplos no sertão no Nordeste: os Cangaceiros. Com seu surgimento no século XIX e desenvolvimento no XX, o cangaço é simbolizado por Lampião (Virgulino Ferreira da Silva), que liderou uma quadrilha durante duas décadas. Entre suas ações, saqueavam cidades nordestinas, matando de forma indiscriminada e impondo a vontade dos bandidos pelo tempo que permaneciam em cada região.

Uma característica marcante do banditismo é que seus integrantes conseguiam cooptar cidadãos de bem e transformá-los em foras da lei. Reunidos com as camadas mais pobres da população, os bandidos protestavam contra perseguições e injustiças. Porém, os bandidos não devem ser confundidos com os revolucionários, pois nem sempre estavam ao lado da população e não possuíam ideologia para mudar a sociedade.

Perguntas similares