(tô pagando MT caro n vem cm Troll senão te denuncio)•Faça uma pesquisa e escreva as principais ideias de Sócrates, Platão e Aristóteles, pensadores
que ainda hoje são estudados em todo o mundo.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Principais ideias de Sócrates
suas principais ideias envolviam crer:
1 Na imortalidade da alma
Sócrates racionalmente, observando os acontecimentos ao seu redor e a forma humana de conhecer e de imaginar, concluiu que é ilógico que a alma humana seja finita. ele defendeu que mesmo quando o corpo de alguém morre, sua alma não pode morrer. Para concluir isso ele analisou o intelecto humano e notou que certos pensamentos só são possíveis se a alma não morrer, são chamados pensamentos universais. A alma é a razão humana, o seu EU consciente. Foi Sócrates quem disse que o ser humano é um animal racional e um animal político
2 Na impossibilidade de se aprender as virtudes com os sofistas
Nosso filósofo ambulante detestava os sofistas. Eles eram os professores particulares da Grécia Antiga. Por cobrarem para ensinar, Sócrates os repudiava, afinal ele não cobrava e vivia de doações.
Outro problema era que muitos dos sofistas ensinavam não a verdade, mas formas de se falar para defender qualquer opinião, mesmo as mentirosas. Eles tinham discursos para tudo e isso desagradava Sócrates que era comprometido com a verdade. Segundo ele, o conhecimento é que ilumina a vida mostrando o que é bom, justo e certo.
3 A virtude vale mais do que o dinheiro
O ser humano deve perseverar na integridade em primeiro lugar, já que a pior coisa que pode acontecer é uma alma se corromper. é uma das principais ideias de Sócrates, afinal ele preferiu morrer para não se desonrar. Como ele sabia que defendia a verdade, morreu defendendo-a.
Como ele defendia a existência da alma imortal, sabia que as virtudes da alma eram mais importantes que o conforto do corpo, que é alcançado com o dinheiro. Ora, tudo isso passa, mas não a verdade, a honradez, as virtudes, o amor, a alma.
4 Na democracia com um filósofo a frente
Essa ideia de Sócrates, Platão adotou muito bem. Mestre e discípulo defendiam que o filósofo, por ser comprometido com a verdade e ver as coisas com sabedoria, é o mais indicado para governar.
Ainda assim, defendeu a democracia e o direito de cada cidadão grego que fosse virtuoso, de participar das decisões públicas.
5Na ética do senso comum
este caso Sócrates defendia que o homem comum é capaz de perceber na própria consciência como agir de forma correta. Ele defendeu em sua filosofia que:
É preferível sofrer injustiça do que cometê-la;
Jamais se deve responder à injustiça pela injustiça, nem fazer mal a outrem, nem mesmo àquele que nos fez mal;
As virtudes constituem a unidade;
A virtude é um conhecimento.
Para ele, não adianta saber muita coisa e ser desonesto. A vida intelectual está intimamente ligada à honestidade, à vida virtuosa.
Principais ideias Platão
Dialética
A dialética platônica, de inspiração parmenidiana, era uma técnica de extração de uma conclusão (síntese) com base em duas ideias opostas (tese e antítese).
Idealismo
O idealismo platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro (obtido pelo intelecto), o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria (obtido pelos sentidos) é enganoso.
Política
Para Platão, existem três tipos de caráter que moldam as almas das pessoas. Cada tipo, em sua teoria política, deveria ocupar o seu respectivo cargo na sociedade, a fim de formar uma organização perfeita da pólis:
Caráter concupiscível: mais ligado à liberdade e aos desejos, é o caráter de pessoas mais afeitas ao trabalho manual e artesanal.
Caráter irascível: por serem dominadas por impulsos de raiva, essas pessoas estariam aptas ao serviço militar.
Caráter racional: esse tipo de caráter estaria, para Platão, mais próximo da racionalidade e, concomitantemente, da justiça, o que conferiria às pessoas que o têm a capacidade de governar, ou seja, de atuar na política.