6- Com relação a Cabanagem, revolta que aconteceu no Pará na primeira metade do século XIX podemos afirmar que: *
a) os cabanos representavam o grupo mais radical do período da Regência, lutando por uma República sem escravos e sem grandes proprietários rurais.
b) o governo central ignorou o movimento em função das tímidas propostas de reforma social divulgadas pelos cabanos, evitando a repressão.
c) os líderes cabanos eram grandes proprietários de terras, enriquecidos com o ciclo da borracha e insatisfeitos com a política de centralização do governo regencial.
d) os cabanos propunham a manutenção da estrutura social vigente, apesar de as tropas rebeldes serem compostas de negros, mestiços e indígenas.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
d) os Cabanos propunham a manutenção da estrutura social vigente, apesar de as tropas rebeldes serem compostas de negros, mestiços e indígenas.
Explicação:
A Cabanagem ocorrida em 1835 foram levantes que constituíram o período conturbado da Regência (1831-1840) com objetivo de fazer a manutenção não somente social mais econômica que a província do Pará passava na época.
Por não reconhecerem os regentes como verdadeiros lideres do governo e com medo de ser permanente o controle da corte do centro sul, essas revoltas tem como teor separatistas, a favor de Dom Pedro II, defesa da liberdade, da religião católica, foram alguns dos pontos defendidos por esse levante.
Anexos:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás