“De ordem do Sr. Ministro da Indústria, Viação e Obras Públicas, faço público que, até 1 hora da tarde de 22 de maio próximo, se receberão propostas, nesta Diretoria Geral de Viação e nas Secretarias dos Governos do Pará e do Amazonas, para o contrato de navegação nos rios Amazonas, Negro e Purus. Diretoria Geral de Viação, 21 de março de 1893. (a) Joaquim Maria Machado de Assis." [...]
Trago um exemplo prosaico do nosso maior prosador. O expediente burocrático a que se submeteu por anos não impediu que escrevesse Dom Casmurro, Quincas Borba, Memórias póstumas de Brás Cubas.
Poderia lembrar relatórios de outra vestal de nossas letras, Guimarães Rosa, que inventou uma linguagem e uma técnica narrativa, mas, como diretor da Divisão de Fronteiras do Itamaraty, usava a linguagem pedestre de qualquer burocrata.
Os xiitas da literatura acreditam que o escritor deva habitar a torre de marfim e dela nunca descer sob pena de ser mercenário. Consideram venalidade qualquer expressão corriqueira da vida pessoal ou profissional do poeta, do contista, do romancista.
Na cabeça deles, o escritor só deve abrir a boca ou pegar o editor de textos para proclamar coisas belas e definitivas. Outro dia, um crítico esculhambou Drummond de Andrade porque descobriu uma carta em que ele reclamava da falta d'água no Posto 6, onde morava. O poeta escreveu esta pérola: “Sem água, nem posso tomar banho".
Os xiitas, no 4º parágrafo, podem ser identificados como
a) puristas.
b) tolerantes.
c) relativistas.
d) liberais.
e) violadores.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
A resposta é a
E nao sei se tá certo depois vc me fala
sossomello5:
Simm eh essa resposta msm, obggg
respondido por:
1
Resposta:
a) puristas.
Explicação:
O termo xiita (usado para designar o grupo mais radical da religião islâmica) pode ser compreendido no texto como defensor ardoroso, intransigente e ortodoxo da pureza da literatura, e não como violador dela ou tolerante a suas mudanças.
Perguntas similares
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás