“[...] Havia a necessidade de sustentar uma economia carente de investimentos e com graves problemas fiscais, por meio de capitais externos investidos na compra de empresas estatais. O processo, iniciadono governo Collor, se acelerou no de FHC, quando a receita anual da privatização, entre 1995 e 1998, pulou de menos de 2 bilhões de dólares por ano para mais de 35 bilhões.”
MOTTA, Marly. A estabilização e a estabilidade: do Plano Real aos governos FHC (1993-2002). In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (Org.). O Brasil republicano: o tempo da Nova República. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018. v. 5. p. 231.
1. O presidente Fernando Henrique Cardoso defendia a política econômica do Estado Mínimo. Em que se baseia essa política? *
1 ponto
a) O governo deve ser dono de todas as empresas existentes no país.
b) O governo não deve mais existir. Cada pessoa seve ser totalmente livre.
c) O governo deve privatizar empresas e ser agente fiscalizador e regulador dos serviços à sociedade.
d) O governo deve ser proibido de cobrar impostos e deve receber apenas doações voluntárias de pessoas que queiram ajudar.
2. (PUC/RS – adaptada) A vitória de Fernando Henrique Cardoso nas eleições presidenciais de 1994 teve como fator decisivo a: *
1 ponto
a) Adoção de uma política eficaz de controle da natalidade, visando a conscientizar parcela da população menos favorecida.
b) Redução da criminalidade no campo, devido ao programa de reforma agrária que prevê tolerância em relação à invasão de terras improdutivas no país.
c) Implantação do Plano Real, que criou uma moeda estável no país após décadas de inflação.
d) Queda do desemprego devido à adoção do plano de estatização e intervenção reguladora do Estado na economia
Respostas
Resposta:
1) c) O governo deve privatizar empresas e ser agente fiscalizador e regulador dos serviços à sociedade.
2) c) Implantação do Plano Real, que criou uma moeda estável no país após décadas de inflação.
E é isso seus pitéu hihihi S2
Explicação:
Resposta:
1. O presidente Fernando Henrique Cardoso defendia a política econômica do Estado Mínimo. Em que se baseia essa política?
c) O governo deve privatizar empresas e ser agente fiscalizador e regulador dos serviços à sociedade.
Explicação: Em vez do Estado interventor/empreendedor da Era Vargas, Fernando Henrique Cardoso defendia o Estado mínimo. Ou seja, um Estado que transferisse para a iniciativa privada a produção de bens e serviços e se voltasse principalmente para as áreas de Educação, Saúde, Segurança e Saneamento básico.
Resposta:
2. (PUC/RS – adaptada) A vitória de Fernando Henrique Cardoso nas eleições presidenciais de 1994 teve como fator decisivo a:
c) Implantação do Plano Real, que criou uma moeda estável no país após décadas de inflação.
Explicação: Fernando Henrique Cardoso, também chamado de FHC, venceu a disputa pela presidência em 1994, muito apoiado no sucesso do Plano Real. A política econômica do governo ficou marcada pela redução de gastos com serviços e servidores públicos e pela continuidade do programa de privatizações.
Espero ajudar com minhas explicações.