Respostas
Resposta: (ou seja a relação deles são nos trabalhos com gados e outros animais,transpostando alimentos entre outras coisas)
Vaqueiro é um termo que designa no Brasil a pessoa responsável por cuidar de gado bovino, de modo análogo à concepção americana do cowboy. No Sul do Brasil, o gaúcho com sua boleadeira, são de origem ibérica, que incorporou elementos indígenas como o uso do chimarrão (origem paraguaia) e roupas andinas como o poncho.
Diversas regiões do Brasil têm em sua história o relato da presença de tropeiros que atravessando campos, subindo e descendo serras transportavam gado e mercadoria de um local a outro.
Sul, Sudeste e Centro-Oeste são as regiões onde mais se constata a presença desses cavaleiros que montados em mulas ou cavalos percorriam longos caminhos, uma média de 40 km por dia, nos mais diferentes tipos de solo e relevo.
Em um período de grande circulação de tropas por todo país rotas específicas foram estabelecidas para facilitar a vida dos cavaleiros. Por exemplo, São Paulo era uma das passagens utilizadas para tropas que viam de Sorocaba com destino ao Rio de Janeiro, o Nordeste e também Minas.
Com o passar do tempo os tropeiros criaram novas rotas, e assim, diminuíram o tempo de cavalgada. O comércio realizado via “Caminho Paulista” até Minas levava dois meses, entretanto o mesmo trecho realizado pelo “Caminho Velho do Rio de Janeiro” levava 43 dias. Mais tarde, após a abertura do chamado “Caminho Novo” (Rio de Janeiro direto a Minas) algo entre 10 e 17 dias eram suficientes para cumprir o trabalho.
Apesar de muitos anos terem se passado, ainda há notícias de tropeiros atuando em algumas regiões do Brasil, como é o caso dos que transportam queijos e doces de Itamonte (região de Minas Gerais) para Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro.
Explicação: