Respostas
Resposta:
O raio atômico ou raio atómico é uma estimativa de distância do núcleo à última camada eletrônica.
Explicação:
Ao contrário do que se poderia pensar, o raio atômico não depende apenas do peso do átomo e/ou da quantidade de elétrons presentes na eletrosfera, sendo fortemente influenciado pela carga nuclear efetiva (Zef) de cada elemento.
Numa explicação simplificada, o raio atômico é a distância entre o centro do átomo e a sua camada de valência, que é o nível de energia com elétrons mais externo deste átomo. Como consequência do átomo não ser rígido é impossível calcular o seu raio atômico exato. Deste modo, calcula-se o seu raio atômico médio.
Devido a dificuldade em obter-se o raio de átomos isolados determina-se (através de raio X) a distância entre os núcleos de dois átomos ligados do mesmo elemento, no estado gasoso. O raio atômico será metade da distância calculada.
Resposta:
O raio atômico ou raio atómico é uma estimativa de distância do núcleo à última camada eletrônica. Essa propriedade periódica descreve a distância do núcleo até o elétron mais externo de seus níveis eletrônicos. Para determiná-la, é realizada uma média aritmética da distância entre os núcleos de dois átomos que formam uma substância simples.
Explicação: