Respostas
Resposta:
O que é o consumo indireto?
A água é indispensável para a nossa saúde e para as nossas tarefas dentro de casa, como citamos no post passado. Porém, essa é uma pequena parte do que realmente utilizamos. Existem outros personagens que também consumem uma expressiva quantidade de água e que são indispensáveis para a nossa sobrevivência: limpeza das ruas, bombeiros, agricultura, etc. É o que chamamos de necessidade indireta de água.
Por exemplo: a água que utilizamos para lavar os alimentos que compramos é contabilizada como consumo direto. Já a água utilizada na produção e no cultivo desses alimentos, é contabilizada como consumo indireto.
E como contribuir para a economia de água nos setores industriais e agropecuários? O consumidor consciente deve sempre levar em consideração o conceito de água virtual, que é a quantidade de água envolvida em toda a cadeia de produção de algum produto. Assim, no ato do consumo, o indivíduo está consumindo também a água que foi usada como matéria-prima, na fabricação, no resfriamento das máquinas na indústria, na alimentação (no caso de animais), etc. Nesse caso, refletir sobre os próprios hábitos de consumo é uma maneira de evitar o consumo exagerado ou desnecessário de vários produtos e, com isso, diminuir o gasto de água.