Respostas
Resposta: A abertura dos portos brasileiros às nações amigas significava, na prática, que a única nação a beneficiar-se disso seria a Inglaterra, dona de um gigantesco comércio marítimo.
Explicação: Essa medida significou o fim do monopólio comercial exercido por Portugal sobre as atividades econômicas do Brasil e permitia aos comerciantes e grandes proprietários brasileiros negociar diretamente com seus compradores estrangeiros. Para Portugal, essa medida era resultado de uma necessidade óbvia, uma vez que, com a ocupação francesa, seria impossível comercializar com os portos portugueses.
Outras decisões importantes tomadas por D. João VI foram a permissão para instalar manufaturas no Brasil e a criação de incentivos para que essas manufaturas surgissem.
Para Portugal, era uma necessidade óbvia, com a ocupação francesa, seria impossível comercializar com os portos portugueses.
Outras decisões foram a permissão para instalar manufaturas no Brasil e a criação de incentivos para que essas manufaturas surgissem.