Sobre a mais-valia, conceito de Karl Marx, o que é correto afirmar? *
20 pontos
A mais-valia é o excedente da produção agrícola dos feudos medievais, quando os trabalhadores produziam nos feudos suas necessidades de subsistência e o excedente era vendido no mercado.
A mais-valia é o lucro que o comerciante tem no final do mês com as vendas das mercadorias, a diferença entre receitas e despesas.
A mais-valia depende da capacidade administrativa do trabalhador, que administra as rendas obtidas através da exploração do seu empregado burguês.
A mais-valia é a diferença entre o valor pago pela força de trabalho (salário) e o valor do produto do trabalho (mercadorias produzidas), sem a qual não existiria capitalismo.
A mais-valia é o valor agregado à mercadoria por sua marca, ou seja, o valor a mais cobrado do consumidor por causa da marca do produto.
Respostas
Resposta:
alternativa D.
Explicação:
E a diferença entre o valor pago pelo trabalho e do valor do produto. O valor pago ao trabalhador para produção deve ser menor que o valor da mercadoria. Quanto menor o preço de custo mão de obra maior o lucro na venda.
Sobre a mais-valia, a resposta correta é: ALTERNATIVA D.
Mais-valia, termo cunhado por Karl Marx, representa a distinção de valor entre o salário do proletariado e a força do trabalho produzido pela classe operária.
No processo de exploração de classe, o capitalista (dono da empresa) paga, pela força laboral do trabalhador, um valor extremamente baixo em relação ao que é produzido pelo proletariado.
Assim, a diferença entre o valor pago e o valor que deveria ser pago ao trabalhador representa a razão do capitalismo existir e se firmar. A mais-valia não é o lucro obtido pelo comerciante, mas sim o valor da exploração e da disparidade entre o funcionário e o empresário.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/17746752