Respostas
Programe suas compras e busque adquirir apenas o que é realmente necessário, desta forma, fica mais fácil evitar o desperdício. Dê preferência a tudo aquilo que seja de embalagem retornável ou de mais fácil reciclagem e evite as embalagens individuais, que são mais difíceis de passar pelo processo de compactação e reciclagem.
Busque sempre utilizar embalagens reutilizáveis e produtos que possuem refil. Essas medidas evitam que seja necessário descartar a embalagem sempre que o produto acabar, o que acaba gerando menos lixo. Utilize também as ecobags, sacolas reutilizáveis, ou os carrinhos de feira para reduzir a quantidade de sacolas plásticas usadas em cada compra. Outra maneira fácil de reciclagem é a customização de roupas e sapatos usados, o que aumenta a vida útil da peça e evita o descarte.
A separação correta também é uma ótima forma de cuidar do seu lixo. Afinal, a reciclagem reaproveita materiais que, se descartados como lixo comum, demorariam para se decompor, como papel e plástico, por exemplo.
Procure saber se seu bairro ou cidade possui coleta seletiva, para ter certeza de que o lixo que você separou em casa continuará separado nos caminhões e depósitos. Caso contrário, junte você mesmo em poucas quantidades e encaminhe tudo aquilo que for reciclável para as unidades de reciclagem próximas a você. Procure separar por tipo: papel, plástico, vidro e metal, lembrando que é de extrema importância que as embalagens estejam limpas e secas. Além disso, tente compactá-las ao máximo, para que ocupem menos espaço. Com essas atitudes, já é possível eliminar uma enorme quantidade do lixo que iria para os aterros sanitários.
Ao adotarmos pequenos hábitos como esses, podemos fazer uma notável diferença. Se cada família fizer a sua parte, diminuiremos uma boa parte do lixo descartado.