Necessitava-se determinar o tipo e o número de
partículas em excesso em uma pequena esfera de
isopor eletrizada. Para isto, ela foi abandonada em
um campo elétrico uniforme de intensidade 2,0.104
N/C, vertical para cima, suficiente para mantê-la em
repouso, flutuando no ar. Sabendo que a massa da
esfera era 6,4 g, determinou-se que havia um
excesso de:
a) 2,0.1016 elétrons
b) 2,0.10
13 elétrons
c) 2,0.1013 prótons
d) 2,0.1010 elétrons
e) 2,0.1010 prótons
Respostas
O Parque Güell em Barcelona é um dos mais impressionantes parques públicos do mundo e representa uma das obras mais marcantes do arquiteto Antoni Gaudí. Em sua obra, Gaudí utilizou um número imenso de azulejos coloridos.
a) Considere que, no Parque Güell, existe um número N=2⋅106 de azulejos cujas faces estão perfeitamente perpendiculares à direção da radiação solar quando o sol está a pino na cidade de Barcelona. Nessa situação, a intensidade da radiação solar no local é I=1200W/m2. Estime a área de um azulejo tipicamente presente em casas e, a partir da área total dos N azulejos, calcule a energia solar que incide sobre esses azulejos durante um tempo t=60s.
b) Uma das esculturas mais emblemáticas do parque Güell tem a forma de um réptil multicolorido conhecido como El Drac, que se converteu em um dos símbolos da cidade de Barcelona. Considere que a escultura absorva, em um dia ensolarado, uma quantidade de calor Q=3500kJ. Considerando que a massa da escultura é m=500kg e seu calor específico é c=700J/(kg.K), calcule a variação de temperatura sofrida pela escultura, desprezando as perdas de calor para o ambiente.
entao letra b