(ENEM) Os freios ABS são uma importante medida de segurança no trânsito, os quais funcionam para impedir o travamento das rodas do carro quando o sistema de freios é acionado, liberando as rodas quando estão no limiar do deslizamento. Quando as rodas travam, a força de frenagem é governada pelo atrito cinético.
As representações esquemáticas da força de atrito fat entre os pneus e a pista, em função da pressão p aplicada no pedal de freio, para carros sem ABS e com ABS, respectivamente, são:
a)
b)
c)
d)
e)
kerolbg:
as alternativas ??
Respostas
respondido por:
59
A questão correta e a letra "A", pois A força de atrito é estática até o limiar do deslizamento, aumentando proporcionalmente com o aumento da pressão no pedal. Sem os freios ABS, quando a pressão ultrapassa este valor, a força de atrito é dinâmica, com um valor fixo abaixo do Fat máximo, travando as rodas. No caso dos freios ABS, eles impedem o travamento das rodas, através da liberação das rodas ao aproximar a pressão de seu valor limiar, fazendo isso sucessivas vezes, mantendo o atrito estático. Assim, os gráficos Fat x p apresentam uma função linear crescente até o valor da pressão limiar e após este valor apresenta outro menor que o máximo Fat, no caso da ausência de freios ABS e valores variáveis sucessivas vezes, na presença dos freios ABS.
respondido por:
24
Precisamos das alternativas para pode responder corretamente
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás