Depois deste estudo aprofundado sobre formas de respiração e fermentação, qual deles é mais eficiente no processo de obtenção de energia, qual deles é menos eficiente e por que nosso corpo consegue utilizar ambos os processos quando se trata de obter energia? ____________________________________
Respostas
Resposta: A respiração é mais eficiente , e a fermentação e menos eficiente.
Explicação: O início da fermentação é dado após a quebra da glicose que gera duas moléculas de ATP para cada molécula de glicose degradada. Logo, a respiração é mais eficiente do que a fermentação na quebra de glicose por realizar a produção de mais moléculas de ATP.
Em condições de exercício intenso, o gás oxigênio obtido pela respiração pulmonar pode ser insuficiente para suprir as necessidades das células musculares no trabalho de obter energia a partir da respiração celular.
No entanto, mesmo na ausência de gás oxigênio, nossas células musculares podem realizar a liberação da energia disponível na glicose, levando à formação de moléculas de ATP, ainda que em menor quantidade. Nessas condições, as células musculares realizam a fermentação láctica, processo que é praticamente idêntico à glicólise (primeiro conjunto de reações da respiração celular), com a diferença de que o ácido pirúvico é transformado em ácido láctico com a formação de 2 ATP.