(ENEM) O pêndulo de Newton pode ser constituído por cinco pêndulos idênticos suspensos em um mesmo suporte. Em um dado instante, as esferas de três pêndulos são deslocadas para a esquerda e liberadas, deslocando-se para a direita e colidindo elasticamente com as outras duas esferas, que inicialmente estavam paradas.
O movimento dos pêndulos após a primeira colisão está representado em:
a)
b)
c)
d)
e)
Respostas
Resposta:
letra C
Explicação:
De acordo com o enunciado ocorre colisões. Em qualquer tipo de colisão, elástica ou inelástica, ocorre conservação do momento linear. Além da conservação de momento linear ocorre conservação de energia cinética, pois a colisão é inelástica.
Atribuindo o valor de m para a massa de cada esfera e velocidade v para o conjunto das três esferas, determinamos o módulo do momento linear inicial como:
p_{inicial}=3mv
Antes e depois da colisão elástica, a velocidade do conjunto das esferas é praticamente horizontal e como não há forças externas horizontais (velocidade é mantida constante, pois a F_{rext}=0) atuando sobre o sistema, temos que a conservação do momento linear. Então se a velocidade é a mesma antes e depois da colisão, temos após o choque três esferas deverão se movimentar e o momento linear final é
p_{final}=3mv
Podemos ainda analisar a conservação de energia cinética. Para isso iremos escrever a equação de energia cinética em função do momento linear.
K=\frac{mv^{2}}{2}.\frac{m}{m}\rightarrow K=\frac{(mv)^{2}}{2m}\rightarrow K=\frac{p^{2}}{2m}
Assim se p_{final}=p_{inicial} temos que K_{final}=K_{inicial}
Portanto temos que na colisão elástica temos a conservação do momento linear e conservação da energia cinética.