• Matéria: Psicologia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 5 anos atrás

Leia o caso abaixo. “Uma psicóloga foi processada após emitir um parecer, a pedido da Delegacia de Defesa da Mulher, referente a uma suspeita de abuso sexual do pai contra a filha. A profissional realizou uma avaliação psicológica do denunciante e ex-esposa por meio de entrevistas e utilização do método Rorschach, emitindo parecer psicológico. O parecer é juntado à avaliação de dois psiquiatras que concluem que ambos apresentam ‘personalidade imatura’ e que o denunciante é portador de ‘transtorno de personalidade antissocial’. Segundo o denunciante, os laudos não retratam suas reais condições e divergem de laudos emitidos por outros psicólogos em ação judicial de modificação de guarda de seu filho. Em sua defesa, a psicóloga informa que, no contexto em que atua, a avaliação psicológica é considerada complementar e se presta a subsidiar a conclusão médica. Explica que trabalha há 18 anos com o instrumento Rorschach e utilizou a versão do Rorschach do Dr. Anibal da Silveira, aprovada pelo CFP. Relata que garantiu a devida fundamentação técnico-científica e que não houve direcionamento tendencioso. Além do fato de que os psiquiatras validaram sua conclusão.” Pensando sobre as questões éticas e os dados apresentados no caso, assinale a alternativa que apresenta corretamente estas características. Escolha uma: a. A psicólogo não cometeu nenhuma falha em seu parecer, uma vez que é perita nos casos de abuso sexual e por ter experiência na utilização do teste escolhido como instrumento técnico. Correto b. A psicóloga cometeu uma infração ética ao não concordar com os laudos emitidos por outros psicólogos. c. A psicólogo cometeu uma infração ética ao emitir um documento psicológico que não era compatível ao serviço prestado por ela, uma vez que ela fez uma avaliação psicológica. d. A psicóloga cometeu uma infração ética ao usar somente um teste psicológico. e. A psicóloga cometeu uma infração ética a falhar em fazer uma entrevista devolutiva.

Respostas

respondido por: cleosantos1980
24

Resposta:

A psicólogo não cometeu nenhuma falha em seu parecer, uma vez que é perita nos casos de abuso sexual e por ter experiência na utilização do teste escolhido como instrumento técnico. Correto

Explicação: CORRIGIDO PELO AVA

respondido por: joanapomarole
10

Resposta:

A psicólogo não cometeu nenhuma falha em seu parecer, uma vez que é perita nos casos de abuso sexual e por ter experiência na utilização do teste escolhido como instrumento técnico.

Explicação:

Perguntas similares