A sociedade feudal era organizada em três ordens, cada uma com determinada função. A Igreja Católica pregava que essas funções eram estabelecidas por Deus, antes mesmo do nascimento das pessoas, e por isso eram incontestáveis. Existiam os servos, os nobres e os clérigos. Leia o fragmento de um documento escrito na Idade Média, que trata dessa organização. [...] O resto dos nobres tem o privilégio de não suportar o constrangimento de nenhum poder, com a condição de se abster dos crimes reprimidos pela justiça real. São os guerreiros, protetores das igrejas, são os defensores do povo, dos grandes como dos pequenos, enfim, de todos, e asseguram ao mesmo tempo a sua própria segurança. A outra classe é a dos servos: esta raça infeliz apenas possui algo à custa do seu penar. Quem poderia, pelas bolas da tábua de calcular, fazer a conta dos cuidados que absorvem os servos, das suas longas caminhadas, dos seus duros trabalhos? [...] Nem um só homem livre poderia subsistir sem os seus servos. A casa de Deus, que acreditam uma, está, pois, dividida em três: uns oram, outros combatem, outros, enfim, trabalham. [...]. LAON, Adalbéron de. In: PEDRERO-SÁNCHEZ, Maria Guadalupe. História da Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo: Unesp, 2000. p. 91. De acordo com o texto, assinale V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
A As atribuições dos nobres e dos servos eram vistas com o mesmo prestígio. Verdadeiro Falso
B O grupo dos nobres guerreava, o grupo dos servos trabalhava, e o grupo dos clérigos orava.
Verdadeiro Falso
C O trabalho feito pelos servos era essencial para todos os homens.
Verdadeiro Falso
D A atividade desenvolvida pelos servos era invejada pelos outros grupos. Verdadeiro Falso
E Os nobres eram vistos como defensores do povo e protetores da Igreja.
Verdadeiro Falso
Respostas
Resposta:
FVVFV
Explicação:
Coloquei no Positivo On e estava certo
Na sociedade feudal havia uma forma bem rígida de hierarquização, e a Nobreza e os Camponeses eram vistos como "diferentes por natureza", sendo os Nobres vistos como se fossem "melhores" que os camponeses. Com isto em mente, as afirmativas A e D são falsas, enquanto que B, C e E são verdadeiras.
Naquela sociedade cabia aos Nobres a administração pública e o comando militar, sendo esta a "classe guerreira", que "protegia" todas as demais. Cabia ao Clero a educação da Nobreza e a condução moral da sociedade, sendo a classe educada. Cabia aos Camponeses (e Artesãos) a produção de tudo aquilo que todo mundo comia e utilizava, sendo a classe ligada ao mundo produtivo.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/20528498