- Descrever as ações e funções exercidas pelos agentes citados a seguir na fisiologia do corpo humano.
1. Enzimas
● ptialina
● Pepsina
● Tripsina
● Lipase
● Bile
2. Hormônios
● Hormônio antidiurético
● Hormônio paratireóideo
● Hormônio testosterona
● Hormônio folículo estimulante
● Hormônio luteinizante
● Hormônio prolactina
● Hipotireoidismo
● Hipertireoidismo
● Adrenalina
● Esteroides
● Cortisol
● Insulina
3. Sistema imunológico
1. Leucócitos
○ Basófilo, eosinófilos, neutrófilos, mastócitos, monócitos e
macrófagos
○ Células B, plasmocitos, células T e células natural kiler.
Respostas
Resposta:
Enzimas
● ptialina : é a enzima encontrada na saliva. Ela atua exclusivamente em pH neutro (aproximadamente 7) e atua na quebra dos carboidratos, especialmente sobre o amido.
● Pepsina : é a enzima encontrada no suco gástrico. Ela atua exclusivamente em pH ácido (aproximadamente 2) e atua na quebra de proteínas.
● Tripsina : é a enzima encontrada no Suco Pancreático. Ela atua em pH levemente alcalino e atua na quebra de proteínas.
● Lipase : é uma enzima responsável pela quebra de lipídeos. Existem lipases salivar, gástrica, pancreática e entérica, exercendo sua função no respectivo local onde ela é encontrada sob o pH fisiológico do órgão.
● Bile : NÃO é uma enzima. Trata-se de uma secreção produzida no fígado e armazenada e secretada na Vesícula Biliar. É responsável por emulsificar as moléculas de gordura. Isso aumenta a superfície de contato e favorece a atuação das lipases.
2. Hormônios
● Hormônio antidiurético : Também chamado de ADH, trata-se do hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na Neuro-hipófise. Quando atinge os néfrons, estimula a expressão das aquaporinas nos túbulos distais, os quais permitem a reabsorção de água.
● Hormônio paratireóideo : Produzido pela Paratireoide, é responsável pela regulação de cálcio. Nesse sentido, sua resultante estimula a ação dos osteoclastos, os quais realizam a desmineralização óssea responsável pela oferta dos íons de cálcio no sangue (hipercalcemia)
● Hormônio testosterona : Trata-se do hormônio produzido pelos testículos. É responsável pela determinação dos caracteres secundários masculinos e pelo ímpeto sexual.
● Hormônio folículo estimulante (FSH): Produzido pela Adenohipófise. Está presente tanto no homem quanto na mulher.
Na mulher, é responsável pela maturação dos folículos ovarianos. Também estimula a produção de estrógeno.
No homem, é responsável por estimular as células de Sertoli e contribui para a espermatogênese.
● Hormônio luteinizante (LH): Produzido pela Adenohipófise. Está presente tanto no homem quanto na mulher.
Na mulher, é responsável pela ovulação, pelo qual o ovócito II é lançado no 14º dia do ciclo menstrual. Com isso, percebe-se, também, o aparecimento do corpo lúteo, o qual será responsável pela secreção da Progesterona.
No homem, é responsável por estimular as células de Leydig, as quais são determinantes para a produção da Testosterona.
● Hormônio prolactina : Produzido pela Adenohipófise. É responsável pelo desenvolvimento das mamas durante a gestação e pela produção do leite materno.
● Hipotireoidismo : Desregulação funcional em que a tireoide apresenta função ABAIXO do esperado. Logo, os hormônios tireoidianos serão detectados em baixa concentração no sangue.
● Hipertireoidismo : Desregulação funcional em que a tireoide apresenta função ACIMA do esperado. Logo, os hormônios tireoidianos serão detectados em elevada concentração no sangue.
● Adrenalina : Hormônio produzido pela Medula das glandulas suprarrenais. É responsável por preparar o organismo para as situações de estresse, também chamadas de "Fuga ou Luta". Com isso, promove vasodilatação da pupila, aumento dos batimentos cardiacos (taquicardia) e Broncodilatação.
● Esteroides : São os hormônios formados a partir de um éster, de caráter hidrofóbico.
● Cortisol : É um Glicocorticoide. É liberado em situações de estresse. Apresenta função hiperglicemiante (aumenta a concentração de glicose no sangue) assim como tem caráter anti-inflamatório.
● Insulina : Produzido pelas células Beta do Pâncreas em situação de hiperglicemia (elevada concentração de glicose no sangue - comum após refeições). Com isso, sua ação é estimular a entrada de glicose nas células e, portanto, sua função diminuir a concentração de glicose na célula (Hipoglicemiante)
3. Sistema imunológico
1. Leucócitos
○ Basófilo: Célula participantes das reações alérgicas.
eosinófilos: Célula participante das reações alérgicas e contra parasitoses
neutrófilos: são os mais abundantes no sangue. São responsáveis por combater as infecções bacterianas.
mastócitos: são células responsáveis pela liberação de grânulos, muito comum em casos de reações alérgicas.
monócitos: estão presentes no sangue; Células Fagocitárias (capturam microrganismos invasores)
macrófagos : células fagocitárias presentes nos tecidos (após diapedese dos monócitos)
*diapedese é a passagem dos monócitos do sangue para o tecido inflamado.
Células B: São os linfócitos B, os quais se diferenciam em plasmócitos, que são responsáveis pela produção de anticorpos. Fazem parte da Resposta Imune Adquirida.
células T: São os linfócitos T.
Representado por:
T CD4: responsáveis pela coordenação da resposta imune adquirida
T CD8: Responsável pela ação citotóxica (destruição de células tumorais e infectadas por vírus). Fazem parte da resposta imune adquirida.
células natural killer: são células citotóxicas: responsáveis por destruir células tumorais ou infectadas por vírus. Faz parte da resposta imune inata.
Explicação: