• Matéria: Geografia
  • Autor: larissacajueiro45
  • Perguntado 5 anos atrás

Pesquise na internet alguma iniciativa pública ou privada, individual ou coletiva, que dê um bom
destino ao lixo eletrônico. Pode ser uma pequena iniciativa de um bairro ou grande em nível
nacional ou internacional.

Respostas

respondido por: phmarcondes2016
2

Resposta:

O presidente Jair Bolsonaro assinou hoje (12) o decreto que regulamenta a logística reversa de produtos eletroeletrônicos, que obriga empresas do setor a implantarem sistemas de coleta desse tipo de resíduo e dar sua destinação correta. Uma solenidade no Palácio do Planalto marcou a assinatura da norma, além de oficializar a assinatura de convênios com prefeituras para a compra de equipamentos de coleta de lixo reciclável e compostagem de resíduos orgânicos.

Em outubro do ano passado, o Ministério do Meio Ambiente assinou um acordo setorial com entidades que representam as principais empresas de eletroeletrônicos do país como forma de fazer cumprir a logística reversa. O termo consta na lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), e prevê o retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos.

Explicação:

respondido por: 29052006
2

Resposta:

Para onde levar aparelhos eletrônicos que param de funcionar? Essa é a dúvida de muitas pessoas que acabam descartando o material de forma irregular, junto com o lixo convencional. Para diminuir essa prática e preservar o meio ambiente, o geógrafo Vitor Saboya resolveu fundar a Zyklos, que dá um destino a estes produtos. O projeto deu certo e, atualmente, recolhe cerca de 4 toneladas de lixo eletrônico.

Por ano, o Brasil produz 1,4 milhão de toneladas de lixo eletrônico. Um dos países que mais gera esse tipo de lixo no mundo, onde são geradas ao todo 50 milhões toneladas destes materiais. Um volume que poderia encher 40 estádios do Maracanã e que, se enviado para um local incorreto, pode demorar milhares de anos para se decompor.

Disquete se transforma em bloco de notas ! Além de recuperar objetos defeituosos e reciclar alguns materiais, a Zyklus faz o reuso de certas peças. Alguns equipamentos que perderam suas funções ou que teriam um alto custo para reciclar acabam sendo transformados em produtos diferentes.

fonte: g1

Espero que te ajude!

Duvidas comente abaixo!

Se possível coloque na melhor resposta!

Perguntas similares