Pesquise e explique como se dão as chuvas orográficas (chuvas de montanhas) e qual a influência delas para a formação do clima semiárido brasileiro
Respostas
Resposta:
Chuva orográfica, também conhecida como chuva de relevo, é a designação dada pela climatologia a um tipo de precipitação que ocorre a massa de ar úmida entra encontra com um obstáculo do relevo – uma montanha, por exemplo – condensa e precipita.
Adiante, aqui é um exemplo que de como ocorre:
- As massas de ar úmidas, em geral, formadas no oceano, seguem seu trajeto, a partir da circulação atmosférica, em direção aos continentes.
- A massa de ar condensada, precipita, ou seja, chove em um dos lados do obstáculo. No caso de uma montanha, chove do lado da montanha em que a massa de ar se chocou.
Sua Influência no clima semiárido:
Quando essa massa de ar encontra com o planalto ou Serra da Borborema, ocorrem ali as chuvas orográficas, que se precipitam no lado do planalto que está voltado para o oceano. Deste modo, a massa de ar ao adentrar o sertão nordestino, já se encontra seca e contribui para os baixos índices pluviométricos da área quando comparados ao restante da Região Nordeste. Esse fenômeno resulta em longos períodos de estiagem que podem durar de seis a oito meses, contribuindo para agravar os inúmeros problemas sociais de parte da população que ali reside.
Para a resposta não ficar muito grande, você pode ler os textos e resumi-los para ficar mais fácil a leitura, porém, dessa forma ele está mais complexo.