• Matéria: História
  • Autor: superjmine
  • Perguntado 5 anos atrás

Leia o trecho abaixo e responda a questão a seguir.“Convocado pelo imperador em 1853 para presidir o gabinete, Honório Hermeto Carneiro Leão, marquês do Paraná, apresentou como proposta uma ‘política de conciliação’. A ideia era que o ministério, composto de políticos ‘capazes’, estivesse acima dos interesses partidários.” (FREIRE, Américo, Marly Silva da Motta, Dora Rocha. História em Curso, O Brasil e suas relações com o mundo Ocidental. Fundação Getúlio Vargas: Ed. Brasil, p.166). É correto afirmar que a partir da criação da conciliação partidária completava-se a consolidação político-oligárquica, que que predominou do início da segunda metade do século XIX até a ascensão de novos setores sociais ligados ao café, na vida política do país, e à Guerra do Paraguai. Tal equilíbrio só foi possível graças ao fato de a aristocracia, que ocupava a esfera do poder, entre outros fatores, estar


superjmine: (A) comprometida com a defesa de uma estrutura oligárquica mini fundiária, imperial e escravista, tendo por base a produção agroexportadora
superjmine: (B) ligada ao projeto oligárquico que defendia a total concentração de poderes nas mãos do imperador, o qual ficaria responsável pela alternância dos partidos no poder.
superjmine: (C) comprometida com a defesa da ordem escravista e a defesa de qualquer projeto que alterasse a estrutura fundiária no Brasil ou novas formas de aquisição de terras.
superjmine: (D) relacionada a um projeto de defesa de uma monarquia parlamentarista semelhante a existente na Inglaterra, principalmente no que se refere ao seu funcionamento.

Respostas

respondido por: einstein235
2

Resposta:

comprometida com a defesa de uma estrutura oligárquica, imperial e escravista da sociedade brasileira, divergindo apenas na forma como mantê-la.


superjmine: thanks bro
Perguntas similares