Os cientistas já não têm dúvidas de que as temperaturas médias estão subindo em toda a Terra. Se a atividade humana está por trás disso é uma questão ainda em aberto, mas as mais claras evidências do fenômeno estão no derretimento das geleiras. Nos últimos cinco anos, o fotógrafo americano James Balog acompanhou as consequências das mudanças climáticas nas grandes massas de gelo. Suas andanças lhe renderam um livro, que reúne 200 fotografias, publicado recentemente. Icebergs partidos ao meio e lagos recém-formados pela água derretida das calotas de gelo são exemplos. Esse derretimento é sazonal. O gelo volta nas estações frias – mas muitas vezes em quantidade menor, e por menos tempo. Há três meses um relatório da Nasa, feito a partir de imagens de satélites, mostrou que boa parte da superfície de gelo da Groenlândia foi parcialmente derretida − transformada em uma espécie de lama de neve − em um tempo recorde desde os primeiros registros, feitos trinta anos atrás. Outro relatório, elaborado pela National Snow and Ice Data Center, mostra que o gelo do Ártico, durante o verão do hemisfério norte, teve a maior taxa de derretimento da história, superando o recorde anterior, de 2007. Nem sempre, porém, menos gelo significa más notícias. A alta da temperatura na Groenlândia permitiu a volta da criação de gado leiteiro e o cultivo de vários tipos de vegetais, como batata e brócolis. Além disso, o derretimento do gelo no Ártico vai permitir a exploração de reservas de petróleo e abrir novas rotas de navegação. O que se vê nas fotos de James Balog é um mundo em transformação. (Adaptado de Carolina Melo. Veja, 7 de novembro de 2012, p. 121-122). Percebe-se claramente no texto *
A) emprego de recursos auxiliares, como o oferecido pela fotografia, nos estudos voltados para a preservação das belezas naturais existentes no mundo todo.
B)A ocorrência de fenômenos naturais que confirmam plenamente as análises de cientistas sobre as consequências da presença do homem em algumas regiões da Terra.
C) A necessidade do desenvolvimento da agropecuária em uma região carente de recursos, submetida a condições de temperatura excessivamente baixa.
D) A importância das imagens obtidas por satélites, que permitem observação mais eficaz de fenômenos naturais ocorridos em regiões distantes, muitas vezes inacessíveis.
E) o papel fundamental dos relatórios feitos com base em estudos científicos, que propõem medidas de contenção do derretimento de geleiras em todo o mundo.
Respostas
Resposta:
Letra D
Explicação:
Como expresso no segundo parágrafo: O gelo volta nas estações frias – mas muitas vezes em quantidade menor, e por menos tempo. Há três meses um relatório da Nasa, feito a partir de imagens de satélites, mostrou que boa parte da superfície de gelo da Groenlândia foi parcialmente derretida.
Eliminando as alternativas
Em relação a alternativa A: as fotografias e as pesquisas não tratam sobre a preservação de uma beleza natural, mas sim de um problema ambiental grave que afeta diversos fatores.
A anternativa B também pode ser eliminada pois no ínicio do texto nos é afirmado que nã há comprovantes de que o aquecimento global seja culpa dos seres humanos.
Não pode ser a anternativa C principalmente pelo fato de o texto apresentar uma boa notícia (final do texto) sobre o desenvolvimento da agropecuária e não como um problema a ser resolvido.
Sobre a alternativa E: o texto apresenta o problema sem apresentar uma solução para o mesmo, logo pode ser descartada.
Tentei explicar, espero ter ajudado :)