Respostas
Olá!
A vegetação é latifoliada, com espécies de grande porte e folhas largas. No entanto, a floresta não é homogênea, apresentando características distintas de acordo com a região. Ela apresenta basicamente três tipos de formações vegetais bem distintas: mata de terra firme, mata de várzea e mata de igapó.
- A mata de terra firme responde por cerca de 90% da floresta, sendo caracterizada por árvores de grande porte (castanheira, mogno, cedro, etc.) e por estar isenta de possíveis inundações, pois se localiza na parte mais elevada do relevo.
- A mata de várzea é marcada por inundações durante o período das cheias, visto que ocupa terras baixas e drenadas por pequenos cursos de água. As espécies vegetais são diversificadas, apresentando árvores como a seringueira, jatobá, maçaranduba, entre outras.
- A mata de igapó, por sua vez, consiste na área inundada da floresta Amazônica, pois se desenvolve nas margens dos rios da região. As espécies vegetais mais abundantes são a vitória-régia, mucuri e sumaúma.
Essa floresta abriga a maior biodiversidade do planeta, com grande variedade de espécies da fauna e da flora. Existem mais de 80 mil espécies vegetais e cerca de 30 milhões de espécies animais, com destaque para a grande quantidade de insetos. Entre as espécies vegetais estão a seringueira, imbuia, cedro, mogno, maçaranduba, etc. Alguns dos animais encontrados nesse bioma são: onça-pintada, jaguatirica, tucano, cutia, jacaré, ariranha, cobras, entre tantos outros.
Apesar da grande importância da floresta Amazônica para o equilíbrio ambiental, as atividades econômicas e a expansão da área urbana têm provocado a redução da cobertura original da floresta. A introdução da agropecuária, o comércio ilegal de madeira, além do tráfico de animais são algumas das intervenções humanas que afetam a biodiversidade da floresta Amazônica.
____________________
Espero ter ajudado! =)